Go to the top

Banco de dados Oracle – Segurança e Escalabilidade

Lofrano / Blog, Notícias / 0 Comments
Oracle

Uma das maiores empresas de Tecnologia da Informação do Mundo, hoje a Oracle com seus produtos possui mais de 345.000 clientes no mundo todo e suporte para os clientes em mais de 145 países. Atualmente a Oracle possui diversos produtos para TI. O mais famoso produto é o poderoso banco de dados Oracle, que atualmente está na versão 11g Release 2.
 

Oracle

Oracle

 

Segue o link dos produtos Oracle:

http://www.oracle.com/br/products/index.html

História

Três décadas atrás, Larry Ellison viu uma oportunidade que outras empresas perderam quando ele veio com uma descrição de um protótipo para um banco de dados relacional e descobriu que não havia empresas comercializando este tipo de tecnologia. Ellison e seus co-fundadores, Bob Miner e Ed Oates, realizou isto e foi um tremendo negócio no modelo de banco de dados relacional, mas eles não achava que com isso, eles mudariam todo o negócio computacional para sempre.

Depois de 30 anos, Oracle se mantém no topo com a tecnologia de banco de dados e aplicações em empresas em todo o mundo: A empresa é líder mundial em aplicações para gerenciamento da informação e a segunda maior empresa de software independente do mundo.

Tecnologia Oracle pode ser encontrada em todas as indústrias, e nos data centers das 100 maiores empresas globais. Oracle é a primeira empresa de software de desenvolvimento e implantação 100% de softwares para internet com os produtos, banco de dados, aplicações para negócios e desenvolvimento de aplicações, ferramentas de suporte de decisão e middleware (SOA, Application Server, Outras).

Oracle Database (Banco de Dados Oracle)

O Oracle Database 11

- A redução de custos de paralisações com arquitetura de máxima disponibilidade.

- Mudanças nos sistemas de TI para a obtenção de maior rapidez com o Real Application Testing.

- Particionamento e compactação de dados para executar consultas com mais agilidade e menos discos.

- Proteção segura e dados de auditoria e capacidade de recuperação total de dados.

- Eliminação de redundância ociosa com o Active Data Guard.

Vamos falar um pouco do Banco de Dados Oracle e suas principais funcionalidades para disponibilidade, escalabilidade e segurança que um banco de dados como Oracle pode oferecer.

O banco de dados Oracle é um sistema completo para gerenciamento e manipulação de dados. O mesmo é muito poderoso em recuperação de transações e dados, através das tecnologias flashback e através do RMAN. O RMAN (Recovery Manager) é uma poderosa ferramenta de backup, restauração e recuperação do banco de dados.

Abaixo algumas das Tecnologias que a Oracle utiliza para disponibilidades, escalabilidade e segurança de seus dados.

g oferece economias em escala em grids de baixo custo e gerenciamento descomplicado que facilitam:

Oracle Active Data Guard

O DG (Data Guard) permite acesso de leitura a um banco de dados físico em standby para consultas, classificação e geração de relatórios e tudo via web e ao mesmo tempo em que se aplica as alterações no banco de dados de produção. Com o DG pode-se trocar de servidores standby e de produção a qualquer momento, por exemplo, temos um banco de dados de produção que terá que ser realizado uma manutenção no mesmo, basta através da ferramenta fazer um switch de servidor para se acessar o standby e tudo isso online. Com o DG pode-se ter disponibilidade numa questão de desastre do banco de dados de produção, temos assim o standby.

Oracle Real Application Clusters

O Oracle RAC (Real Application Clusters) utiliza o poder de processamento de vários servidores interconectados em um cluster. Permite acesso a um ponto único no banco de dados, assim o usuário tem disponibilidade total do dado mesmo que um dos servidores em cluster está desligado para alguma manutenção. Com RAC pode-se obter disponibilidade do dado além de ter um processamento em load balance (balanceamento de carga), assim a carga pode ser balanceada de acordo com a necessidade do processamento do dado. Uma outra vantagem de usar RAC é que o mesmo inclui-se o ASM (Gerenciamento Automático de Armazenamento) em vários discos dentro de grupos de discos, assim pode-se obter o dado a qualquer momento, mesmo que um disco não esteja ativo no servidor, pode-se obter o dado de outro disco dentro do grupo de discos.

Oracle Secure Backup

O Oracle Secure Backup é uma poderosa ferramenta para backups em fita da Oracle, proporcionando backups seguros em fitas em rede seguros e com alto desempenho para os bancos de dados Oracle e sistemas de arquivos. O mesmo funciona com o RMAN, assim tendo perfeito arquivamento dos seus arquivos de dados e archivelogs. Esta ferramenta permite a criptografia dos seus dados nos casos da fita ser roubadas ou perdidas.

Tem-se um projeto de TI e precisa de disponibilidade, escalabilidade e segurança, pensem em Oracle.

Maycon Tomiasi
DBA Oracle
Oracle Certified Professional / Itil Certified Foundation.

 

Comentários

Comentários

Faça um comentário