Go to the top

Indústria 4.0 e suas inúmeras possibilidades

LoFrano / Blog, Indústria 4.0, Tecnologia / 1 Comment

Tudo muda, o tempo todo. Essa é uma frase clichê, mas que resume bem a revolução pela qual estamos passando. É a quarta revolução industrial, que pode ser chamada por aí de “A Era da indústria 4.0”.

O futuro chegou

Carros que voam, robôs que substituem humanos, casas inteligentes. É, tudo isso já está sendo usado, vendido, pensado ou desenvolvido, enquanto você lê este texto.

Indústria 4.0

Essas coisas, que antes pareciam sonhos futuristas ou ficção científica já fazem parte do nosso cotidiano e estão sendo aperfeiçoadas, cada vez mais.

Dentre tantas modificações e novidades, estão a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), o blockchain e o 5G, por exemplo. Se você ainda não sabe o que isso significa, fique tranquilo. Em breve você terá muito contato com essas palavras.

Mas só para adiantar, vamos a uma breve explicação. Lembra da internet 3G? Ela evoluiu, passou para o 4G e agora, quem ganha espaço para fornecer velocidades de conexão ainda maiores em nossos dispositivos móveis, é o 5G.

No caso do IoT, resumidamente, este conceito define o ato de conectar na internet dispositivos como celulares, cafeteiras, fones de ouvido, enfim, várias outras coisas que você puder imaginar (ou não!).

Já o Blockchain é uma rede que trabalha com blocos encadeados, sendo eles muito seguros, e que sempre levam um conteúdo junto a uma impressão digital. No caso do bitcoin, por exemplo, esse conteúdo é uma transação financeira.

Uma revolução por minuto

Essas são algumas das inovações da indústria 4.0, no entanto, há muitas outras ainda não mencionadas aqui, em diferentes campos, como a Inteligência Artificial, machine learning, robótica, Big data, Analytics, nanotecnologia, enfim. O momento e as circunstâncias são propícios para o surgimento de soluções disruptivas, já que inovar em um mundo conectado, traz inúmeras possibilidades.

Segundo especialistas, a indústria 4.0 não é uma expansão da terceira revolução industrial, mas sim, a chegada de uma nova e diferente revolução, cuja rapidez dos avanços e o impacto sobre a sociedade não possui precedentes e interfere diretamente em praticamente todas as indústrias do mundo.

Já consegue imaginar o que o futuro trará? Esse futuro (nada distante), leva em conta que a digitalização é um dos caminhos mais prósperos e eficazes para o desenvolvimento da indústria 4.0.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.