Proposta de Gestão de recursos em TI para Centro Universitário [Parte 3]

2.5 Processos de Negócios Detalhado

 Processo_de_negocios_detalhado

Figura 3 – Processos de Negócios Detalhado

 

Indicadores:

 

Atendimento ao Usuário

– O atendimento seguiu o tempo esperado?

– Qual a porcentagem de usuários atendidos?

– Quantas ocorrências estão existindo por semana?

– Está dentro da estimativa?

 

Gestão de Ativos

– Os ativos enviados para fornecedores estão sendo devolvidos nos prazos contratados?

– As aquisições, transferências e baixas estão sendo avaliadas rigorosamente?

– Os ativos transferidos estão chegando aos seus devidos destinos?

 

Gestão de Contratos

– As cláusulas do contrato estão sendo cumpridas?

– As soluções estão de acordo com o contrato?

– As soluções estão de acordo com o que a organização necessita?

 

2.6 Especificação dos Casos de Uso

 

Caso de uso: Abrir Ordem de Serviço
Referências: RF_F5 
Descrição Geral:

A utilização da ordem de serviço inicia-se com a abertura do atendimento quando o solicitante informa os problemas e a ordem de serviço é aberta. O sistema então solicita ao atendente se será necessário abrir contrato com fornecedor e transfere o atendimento para o nível técnico desejado quando necessário, o atendente ainda verifica a necessidade da renovação de contrato, após a resolução do problema fecha o contrato quando aberto e consequentemente a ordem de serviço, logo após encerra o atendimento.

 

Atores:Funcionário (Atendente) 
Pré-condições:Abrir atendimento 
Garantia de Sucesso (Pós-condições):Ordem de Serviço Fechada 
Requisitos Especiais:Em caso de falha do sistema um ambiente temporário (cache) é disponibilizado até o fim da operação. 
Fluxo Básico:

  1. Atendente inicia a abertura de atendimento
  2. O sistema abre a Ordem de Serviço
  3. Login de usuário
  4. Data
  5. Departamento
  6. Número de patrimônio
  7. Descrição do problema
  8. Pendências
  9. Atendente abre contrato
  10. Sistema mostra lista de fornecedores
  11. Atendente transfere atendimento
  12. Atendente insere tipo de problema
  13. Sistema mostra lista de solução
  14. Atendente aplica solução disponível
  15. Atendente inicia pesquisa satisfação
  16. Sistema envia link com avaliação
  17. Atendente encerra atendimento

 

Fluxo Alternativo:        Fornecedor contratado não atende o problema.1.1 O Sistema informa necessidade de cadastrar mais fornecedores

Tabela 2 – Especificação dos Casos de Uso

2.7 Diagrama de Sequência

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Figura 4 – Diagrama de Sequência

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