Camada Estratégica e a TI [Tecnologia da Informação]

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A informação é considerada um dos recursos mais importantes da organização e ganha extremo valor estratégico quando é organizada de forma planejada, visto que possibilitam a diminuição do grau de incerteza e melhora a qualidade das decisões. Para que as relações entre o planejamento estratégico estejam bem integradas as informações devem ser coerentes em todos os níveis do planejamento. Para tanto se faz necessário uma perfeita metodologia entre as Tecnologias de Informações e o Planejamento Estratégico.

A necessidade da informação nos processos de tomadas de decisões das organizações é bem característica das atividades empresariais, sendo parte fundamental, visto que regulam as relações da empresa com o seu ambiente.

Nos anos 60 os serviços de processamento de dado das organizações eram totalmente centralizados, sendo executado por apenas um departamento, todas as informações eram trocadas através dos chamados malotes em arquivos de papel, tornando o processo por demorado em demasia. Com a evolução da tecnologia e o fácil acesso às informações a infra-estrutura dos negócios está modificando as atividades produtivas e comunicativas.
O termo Tecnologia de Informações foi utilizado inicialmente por Leavitt e Whisler para enfatizar o uso de computadores durante o processo de tomada de decisões e para o processamento de informações pelas organizações (SOUZA, 2004, p.30).

Na literatura muitos são os termos encontrados para definir a tecnologia da informação, contudo o mais adequado, neste caso, é conjunto de equipamentos, programas, software, hardware, bem como recursos humanos e de comunicação, com a finalidade de desempenhar, manipular, processar, disseminar e utilizar as informações em uma organização.

Sua principal importância está na capacidade de manuseio das informações auxiliando aos gestores no processo de tomada de decisões. Englobam computadores, redes de comunicações e todos os meios de transmissões. Atualmente as ferramentas de TI são variadas utilizando-se da internet, sistemas de informações gerenciais, satélites entre outras.
Utilizar as tecnologias de informações pode proporcionar às empresas uma maior produtividade e eficácia organizacional, modificando todo o planejamento anterior com um simples passe de mágica, melhorando e transformando o processo organizacional, tornando a empresa flexível de modo que ela possa reagir ao mercado rapidamente.

A TI tem o poder de modificar toda a estrutura da empresa, bem como suas operações, permeando atividades de valor e criando vantagens sobre seus concorrentes, favorecendo o sucesso organizacional de forma ampla e desmistificada.
Fazer uso de informações de qualidade poderá apoiar a tomada de decisões, influenciando no comportamento das pessoas, passando a ser um fator de extrema importância, através da multiplicação de esforços e dos resultados obtidos. Contudo, seu uso em conjunto com o planejamento estratégico está, agora, ganhando novas forças e rompendo barreiras ditas tradicionais.

Comentários

Comentários

Deixar um comentário