Blog

Economia da Experiência não é novidade

Desde 1998, o termo “Economia da Experiência” começou a ser relacionado à próxima economia. Já passamos pelas economias: agrária, industrial e de serviços, e este conceito veio à tona como a principal base para a gestão da experiência do cliente.

A indústria ainda não se sente segura a respeito desta economia, mas sabe o quanto ela é necessária. Afinal, atualmente é possível adquirir ou assistir a quase tudo online e a única forma de atrair as pessoas é oferecendo-lhes uma nova (e surpreendente) experiência.

Meow Wolf

Você já ouviu falar na série da HBO, Westworld? Sua história é baseada em uma odisseia obscura que fala sobre o despertar da consciência artificial e a evolução do pecado.

Essa trama ocorre em um parque de diversões onde os visitantes são convidados a interagir com androides de alta tecnologia e que simulam situações e emoções humanas. A ideia principal é de que os visitantes vivam sem limites e que todo apetite humano seja favorecido.

Intrigante pensar que essa série é tão real, não é mesmo? Em Santa Fé, Novo México, nos Estados Unidos, uma empresa de Artes e Entretenimento já vive essa história de forma real. O Meow Wolf é composto por mais de 300 funcionários e há 10 anos, cria experiências imersivas e interativas que transportam o público de todas as idades para os fantásticos reinos da história e da exploração.

Essa empresa cria novas realidades através de instalações de arte, produção de vídeo, música e conteúdo de realidade estendida. Sua primeira instalação definitiva foi denominada: House of Eternal Return e foi ganhadora do prêmio THEA (Thea Awards Themed Entertainment Association), uma das principais premiações do mundo dos parques temáticos.

Nova Era

“Na economia da experiência, dados ganham sentido”, afirma a CEO da SAP, Cristina Palmaka. Segundo ela, a nova economia faz com que novas possibilidades sejam abertas.

E por falar em dados, saiba que eles serão essenciais para o sucesso desse novo tempo. Para isso, serão consideradas as novas plataformas que simplificam a experiência dos clientes.

A Qualtrics, por exemplo, auxilia nas ideias e torna o trabalho empresarial mais rápido e flexível. Ela ajuda a empresa entender o cliente e dá voz a ele em cada etapa do processo de desenvolvimento.

Essa plataforma combina dados operacionais de compradores, mercado e funcionários para dar uma visão global da experiência de seu cliente.

Novos tempos chegaram e com eles novas oportunidades. Sejam bem-vindos ao futuro da experiência do cliente.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

Como precificar de forma correta para vender no Mercado Livre

Quando se trata de vender no Mercado Livre, uma das estratégias mais decisivas para o…

6 dias ago

2026: O Ano da Explosão do Comércio Eletrônico

A transformação digital continua acelerada e, ao olharmos para o horizonte dos próximos anos, 2026…

1 semana ago

O Crescimento do Comércio Eletrônico de Materiais Esportivos

O advento da tecnologia transformou drasticamente a maneira como consumimos produtos em todas as áreas,…

3 semanas ago

Transformação Digital no E-commerce: O Futuro das Compras Online

A transformação digital é muito mais do que uma tendência; é uma revolução que impacta…

1 mês ago

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

9 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

1 ano ago