Como evitar os discursos de ódio na Internet? Até então, esta era uma pergunta sem muitas respostas, afinal, as pessoas se encorajam por trás dos teclados de computadores e smartphones para ofender e incitar a hostilidade por meio das mídias sociais.
Após a morte de George Floyd, o homem negro desarmado que foi assassinado pela polícia de Minneapolis, a Free Press e a Common Sense, junto com os grupos de direitos civis dos EUA Color of Change e a Liga Antidifamação, se uniram e criaram a campanha “Stop Hate for Profit”, que vem conquistando um grande número de empresas, e visa um boicote à publicidade no Facebook.
A campanha foi lançada em junho deste ano e já conta com a adesão de mais de 160 empresas, incluindo a Starbucks e Diageo, que informaram a interrupção de publicidade em todas as plataformas de mídia social.
O prejuízo pode ser grande, afinal, estas duas empresas estão entre as que mais gastam com anúncios no Facebook. Só em 2019, a Starbucks gastou US $ 95 milhões e a Diageo US $ 23 milhões na plataforma. A Patagonia, Honda America, Levi Strauss, Verizon e a Unilever, também assumiram o compromisso de parar com os anúncios a partir de julho.
Além de ter perdido algumas de suas ações na última semana devido ao grande número de anunciantes se juntarem ao boicote, a maior plataforma de mídia social do mundo já começou a agir e divulgou novas medidas para sinalizar postagens políticas problemáticas e expandir suas políticas em torno do discurso de ódio.
O Facebook respondeu às demandas por mais ação e até reconheceu que há muito que fazer para combater o discurso de ódio. No entanto, a plataforma se defende e afirma que através de investimentos em inteligência artificial, já consegue identificar 90% do discurso de ódio, antes que os usuários denunciem.
Também é preciso lembrar que, no primeiro trimestre, o Facebook arrecadou sozinho mais de US $ 17 bilhões em receitas de publicidade e que, apesar de perder grandes anunciantes, a maior parte das vendas da plataforma vêm de milhares de empresas pequenas, que dependem vigorosamente da plataforma.
Quando se trata de vender no Mercado Livre, uma das estratégias mais decisivas para o…
A transformação digital continua acelerada e, ao olharmos para o horizonte dos próximos anos, 2026…
O advento da tecnologia transformou drasticamente a maneira como consumimos produtos em todas as áreas,…
A transformação digital é muito mais do que uma tendência; é uma revolução que impacta…
A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…
Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…