Procrastinação no ambiente de TI

Procrastinar: Ato de Adiar; deixar para outro dia, para depois; usar de delongas enfim, empurrar com a barriga.

A procrastinação contamina todos os ambientes profissionais sem distinção. Não é apenas um hábito ruim, e afeta toda a relação profissional e pessoal no cotidiano. Segundo pesquisas chega ser alarmante o número crescente de procrastinadores e isto leva até o risco de afetar relações pessoais e profissionais.

Existem estudos que comprovam a relação e o aumento da procrastinação com diversos fatores psicológicos como por exemplo perfeccionismo, doenças psicossomáticas, entre outras relacionadas.

Enfim, no ambiente da Tecnologia da Informação onde profissionais tem suas tarefas cotidianas e devem ou deveriam ser pró ativos para atingir uma melhor performance no andamento do trabalho não é nada diferente, pelo contrário a procrastinação é bem comum. Contudo, cumprir prazos determinados por acordos de serviço do tipo SLA (Service Level Agreement) ou em português ANS (Acordo por Nível de Serviço) se torna frustrante e as metas a atingir dificilmente cumpridas. As rotinas como verificação de backup, verificação de integridade de dados, auditorias como as implementadas em práticas como ITIL, ficam a ver navios, com tal hábito ruim.

Para resolver este problema ou amenizar isso, é necessário mudar compreender o motivo da procrastinação e tratar com mudança de hábitos cotidianos, um exemplo é a mudança de horários e tarefas agendadas que podem ser usadas no processo.

Alguns passos podem ser tomados para iniciar a mudança:

1 – Definir prioridades do ambiente

2 – Manter o foco

3 – Estabelecer prazos

4 – Lista Diária com Todo List (Afazeres)

5 – Ser Realista com os prazos

6 – Crie prioridades

7 – Construa hábitos pequenos inicialmente

8 – Faça uma tarefa por vez, pra mim o mais importante.

Claro que adotar novos hábitos não é nada fácil pois se trata de uma mudança, mas a mudança é que traz melhorias e com isso a produtividade aumenta.

Boa Sorte!

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

futuro do varejo onde tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

2 semanas ago

Como implantar ou Implementar o comércio eletrônico no seu negócio

Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…

2 semanas ago

Os Benefícios do E-commerce para Pequenas Empresas

O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…

4 meses ago

As 10 Tendências no comércio eletrônico em 2024

Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…

4 meses ago

Saiba como usar o Cross Selling em seu comércio eletrônico 

No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…

10 meses ago

Saiba como enviar seus produtos vendidos online

Hoje em dia, a venda de produtos online se tornou uma prática cada vez mais…

10 meses ago