Conhecimento, empatia e ações: saiba o que são Bots e como eles funcionam

Os bots já existem há muito tempo, mas só agora é que a “febre” veio à tona. Mas, o que é isso realmente?

O bot, como o nome já diz, vem de robot, que, em inglês, significa robô, mas não é tão simples assim. Ele procura palavras-chave e pode interpretar comandos para apresentar respostas aos usuários, além disso, é uma solução de software, e sua principal função é resolver e atender, de forma eficiente, as necessidades e intenções dos usuários em todos os canais digitais.

Isso é feito de forma automática, e proporciona aos usuários, uma conversa natural, resumida em conhecimento, empatia e ações. O conjunto destes três itens, permite que os bots tenham informações corretas e soluções para repassar aos clientes, logo na primeira interação. Também é necessário se integrarem, seja qual for o sistema, para fazer a diferença na experiência do usuário, além de ter a habilidade de entender ou sentir o que o outro está vivenciando.

E para quem ainda não tinha ouvido falar, é ai que entra a surpresa: os bots não são precisamente uma inovação tecnológica. Eles já estão disponíveis, há muito tempo, em jogos de videogame, por exemplo.

E apesar de, inicialmente, serem criados para “resolver” e “adiantar”” a vida dos usuários, alguns bots não são tão bonzinhos assim. Sabe quando você está navegando na internet e aparecem aquelas mensagens irritantes, perguntando se você busca por um novo namorado (a)? Pois bem, os bots também são usados para ataques que buscam a coleta de informações pessoais.

 Será coincidência?

Pela manhã, você faz a busca por um tênis, de uma determinada marca e cor na internet. Logo em seguida, entra no seu Facebook e PÁ: lá está o tênis! Geralmente, pensamos, NOSSA! Será coincidência? Não, não é. É o bot, que posiciona suas buscas, de acordo com o produto que você procurou.

Bots x Aplicativos

A invasão dos bots trouxe certa dúvida em relação ao futuro da tecnologia. Será que e essa maneira de facilitar a execução de tarefas, que antes, eram feitas por meio de aplicativos, vai fazer com que os usuários deixem os aplicativos pra lá?

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

futuro do varejo onde tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

1 semana ago

Como implantar ou Implementar o comércio eletrônico no seu negócio

Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…

2 semanas ago

Os Benefícios do E-commerce para Pequenas Empresas

O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…

4 meses ago

As 10 Tendências no comércio eletrônico em 2024

Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…

4 meses ago

Saiba como usar o Cross Selling em seu comércio eletrônico 

No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…

10 meses ago

Saiba como enviar seus produtos vendidos online

Hoje em dia, a venda de produtos online se tornou uma prática cada vez mais…

10 meses ago