Transformação Digital

Setor automobilístico inova com realidade aumentada

A Ford Motor Company, fabricante de automóveis multinacional, anunciou que será a primeira montadora da América Latina a empregar a tecnologia de realidade aumentada nas oficinas.

Segundo especialistas da empresa a novidade contará com assistência remota e também haverá o esclarecimento de dúvidas a respeito de solução de problemas técnicos complexos dos veículos e diagnósticos.

Formato de trabalho

O esquema será mais ou menos assim: o mecânico da concessionária entrará em contato com a central de atendimento da montadora e posteriormente irá colocar um óculos especial. Com a nova tecnologia, o engenheiro acompanhará na tela do computador exatamente o que o técnico está vendo e então, poderá ajudar na solução do problema. Além disso, o sistema também incluirá soluções gráficas para facilitar a transmissão de instruções.

Um dos benefícios trazidos por essa tecnologia disruptiva na indústria é a redução significativa de tempo de diagnóstico e do carro parado na oficina. Joaquim Arruda Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford da América do Sul, afirma que a modernização aumentará a produtividade e a capacidade de atendimento das oficinas, além de apresentar uma experiência melhor para os clientes.

No começo do ano a Ford também utilizou uma ferramenta nova de realidade virtual que foi chamada de Gravity Sketch. Ela permite a realização da projeção de carros através de gestor, de modo que o suporte tenha rastreadores de movimentos e óculos especiais sem a necessidade de iniciar o projeto em papel.

Iniciativa

Estas iniciativas da Ford são apenas alguns exemplos de pesquisas de tecnologias para criar soluções inovadoras com foco no consumidor e no caso da realidade aumentada, o projeto será iniciado ainda em 2019 em concessionárias de dez regiões diferentes do Brasil, com previsão para estar implementado em toda rede no ano que vem.

No entanto, a Ford não é a única empresa a investir nesta evolução. A Renault do Brasil também já está inserida no contexto da indústria 4.0 e coleciona exemplos de que a admissão de inovações no processo produtivo de carros, veículos comerciais leves e motores é uma extraordinária aliada na redução de custos, produtividade, capacitação de colaboradores e na qualidade do produto final.

Transformação Digital

Este é mais um passo da transformação digital no setor automotivo brasileiro, no entanto, essa caminhada teve início com a injeção eletrônica no final dos anos 80, e segue até os dias atuais.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

Como precificar de forma correta para vender no Mercado Livre

Quando se trata de vender no Mercado Livre, uma das estratégias mais decisivas para o…

6 dias ago

2026: O Ano da Explosão do Comércio Eletrônico

A transformação digital continua acelerada e, ao olharmos para o horizonte dos próximos anos, 2026…

1 semana ago

O Crescimento do Comércio Eletrônico de Materiais Esportivos

O advento da tecnologia transformou drasticamente a maneira como consumimos produtos em todas as áreas,…

3 semanas ago

Transformação Digital no E-commerce: O Futuro das Compras Online

A transformação digital é muito mais do que uma tendência; é uma revolução que impacta…

1 mês ago

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

9 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

1 ano ago