Go to the top

Transformação Digital

Lofrano / Blog, Economia, Processos, Tecnologia da Informação / 0 Comments

A mudança na estrutura das organizações: Transformação Digital

Garantir bons resultados, aumentar o alcance e melhorar o desempenho através do uso da tecnologia: esse é o objetivo do processo denominado Transformação Digital.

As organizações de todos os setores têm utilizado este termo, que já não pode ser considerado um conceito para o futuro: é algo que merece desde já, toda atenção das empresas, para que elas possam se manter vivas.

Qual a definição de Transformação Digital?

Ela pode ser considerada a mudança na estrutura das organizações, que dá um papel fundamental para a tecnologia, e vai muito além de ter um espaço nas redes sociais, ou até mesmo, um blog corporativo.

Precisamos de mais profundidade para entender o conceito: imagine uma mudança radical dentro de uma empresa, na qual a tecnologia passa a ser essencial e não apenas, uma presença ilusória. Sim, isso pode levar algum tempo e consumir certos recursos, mas não significa que sirva somente para grandes organizações, é possível pôr em prática programas de transformação digital, mas antes, é preciso entender como funciona o processo.

O grande desafio

Esta transformação tem um grande impacto sobre a sociedade em geral, e o desafio de implementá-la, vai muito além de uma gestão de tecnologia ou jogada de marketing.

Como é que este impacto sobre as pessoas acontece? É muito simples. A tecnologia transformou (e continua transformando) a vida das pessoas a cada dia, e tudo ficou mais simples, rápido.

O acesso à informação é infinitamente maior e isso mudou o comportamento das pessoas, que ficaram mais distraídas e muito mais exigentes.

Também há outros tipos de desafios, como por exemplo, os crimes virtuais. Desta forma, podemos ponderar: a evolução tecnológica trouxe mudanças significativas, boas e ruins. Isso obriga as empresas a se adaptarem para atenderem as demandas da sociedade.

Tá vendo? É neste cenário que podemos dizer que a transformação digital se encaixa: as possibilidades são infinitas.

Como sustentar essa transformação dentro das empresas?

Há três pilares básicos, que podem nortear um processo comum para aqueles que desejam iniciar um programa como esse. Veja só:

  • Mudança nos modelos de negócio: A sociedade é afetada pela evolução tecnológica, e os negócios também! Isso deve ocorrer, principalmente, através da transição do físico para o digital, ampliação de produtos e serviços, serviços compartilhados.
  • Poder de decisão com base na experiência do cliente: A concorrência aumenta e o poder de decisão fica nas mãos do consumidor, e isso é fundamental para fidelizar e atrair quem compra seus produtos. Para conseguir êxito nessa missão, é preciso definir: qual a segmentação do público, ter um processo de vendas simplificado, realizar o monitoramento das redes sociais, investir no marketing de precisão para fidelizar quem já é seu cliente, ter um bom atendimento ao cliente e atender em vários canais, sendo sempre coerente na forma de se comunicar.
  • Processos operacionais simplificados: Há vantagens em investir neste item: mostrar que os seus funcionários podem realizar procedimentos de maneira simples ou eficiente, dá uma motivação extra e até aumenta a produtividade. Não se esqueça: quanto mais ampla e ágil é a comunicação entre todos na empresa, mais ágeis serão os processos.

Aposte na mudança

Lembre-se sempre, que esta transformação deve ocorrer por meio de líderes. Tome iniciativa, estabeleça metas e se dedique à execução.

Pode parecer que a transformação digital seja um assunto muito complexo, mas há motivos de sobra para que você invista nela agora. Dedique-se e tenha certeza: os resultados virão.

Comentários

Comentários

Faça um comentário