Gestão em TI

Gerenciamento da qualidade de TI

Você provavelmente já ouviu falar sobre gestão da qualidade, mas de fato, sabe explicar o que é? O gerenciamento de qualidade baseia-se no ato de monitorar diferentes tarefas e atividades dentro de uma empresa, garantindo assim, que os serviços e/ou produtos oferecidos sejam realizados de forma coerente.

Sempre que falamos de empresas por aqui e percebemos que a área de TI determina cada vez mais quais caminhos seguir. E neste caso não é diferente: um gerenciamento na área de Tecnologia da Informação feito de forma correta pode definir com mais precisão quais estratégias podem ser implantadas, visando a melhoria contínua do desempenho desta e de outras áreas.

O gerenciamento de qualidade é embasado em alguns pilares e vamos falar neste texto sobre quatro componentes principais:

  • Planejamento de Qualidade: é aqui que definimos quais os padrões de qualidade são importantes para o projeto em questão. Neste momento, também é necessário decidir como atender a esses padrões.
  • Melhoria da Qualidade: esta fase ocorre quando há necessidade de uma mudança dentro do processo. Esta modificação – intencional – visa melhorar a credibilidade dos resultados.
  • Controle de Qualidade: esta etapa reforça a qualidade do serviço prestado. Para todo projeto, é necessário que haja um esforço ininterrupto para manter a integridade de um processo para obtenção de um bom resultado.
  •  Garantia de Qualidade: afinal, qual empresa não preza por esse pilar? Aqui, realizamos ações planejadas ou ordenadas para oferecer credibilidade satisfatória para que um determinado serviço e/ou produto atenda aos requisitos especificados.

Trabalho em conjunto

Muitos podem não compreender qual é o real objetivo da gestão da qualidade e por isso ai vai uma breve explicação: o gerenciamento de qualidade de TI objetiva garantir que todas as partes interessadas da organização andem juntas para melhorar os serviços, produtos e processos, alcançando assim em equipe sucesso a longo prazo (satisfação do cliente).

E não e só isso, trabalhar esse quesito é sustentar a otimização da rotina de uma companhia facilitando assim o fluxo de trabalho.

Esse processo compreende vários preceitos desenvolvidos por uma equipe, sempre objetivando ter a certeza de que sua produção (ou serviço) esteja dentro dos padrões exigidos.

Outros princípios

O Padrão Internacional para a Gestão da Qualidade adota vários princípios e os utilizados para orientar os processos de uma organização rumo a um melhor desempenho são: liderança, foco no cliente, abordagem do processo, envolvimento de pessoas, tomada de decisão baseada em evidências, melhoria contínua e gestão de relacionamento.

Deu para compreender que a mudança no setor de TI vai além do que estávamos acostumados a saber? Agora, a posição desse segmento é muito mais estratégica do que operacional.

Estratégia essa que vai além do papel ou dos arquivos do computador. É preciso ainda manter um canal de comunicação onde as ideias dos colaboradores sejam compartilhadas e, quando possível adotadas. Desta forma, os funcionários perceberão que suas ideias são relevantes, e é aí que está o segredo para uma gestão de qualidade: trabalhar ativamente com pessoas, processos e tecnologia.

Como você pode perceber, este é apenas um trecho do longo caminho a ser percorrido para estar sempre à frente da de outras organizações.

A tecnologia não é inicio nem o fim, mas o caminho.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

futuro do varejo onde tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

6 dias ago

Como implantar ou Implementar o comércio eletrônico no seu negócio

Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…

2 semanas ago

Os Benefícios do E-commerce para Pequenas Empresas

O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…

4 meses ago

As 10 Tendências no comércio eletrônico em 2024

Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…

4 meses ago

Saiba como usar o Cross Selling em seu comércio eletrônico 

No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…

10 meses ago

Saiba como enviar seus produtos vendidos online

Hoje em dia, a venda de produtos online se tornou uma prática cada vez mais…

10 meses ago