Go to the top

Gestão da Tecnologia da Informação [TI]

LoFrano / Administração, Blog, Gestão em TI, Planejamento Estratégico, Segurança da Informação, Tecnologia da Informação / 0 Comments

Implementar e gerenciar sistemas informatizados, avaliar sistemas de informação e segurança, banco de dados, estratégias de utilização da tecnologia e assegurar bom desempenho de cada setor de uma empresa, Estas são algumas das funções dos profissionais da área da Gestão da Tecnologia da Informação(TI).

Atualmente, o mercado disponibiliza muitas vagas neste setor e ficam cada vez mais evidentes, os desafios das empresas que buscam por estes profissionais: há oportunidades sobrando, no entanto, faltam profissionais qualificados para preenchê-las.

A gestão

Nesta função, os profissionais têm como principal objetivo, gerar valor ao negócio por meio de tecnologia. Isso envolve infraestrutura e administração, para que o resultado final seja a empresa mais sustentável, competitiva e atuante no mercado.

A Gestão da TI não só colabora com o suporte e desenvolvimento de produtos novos, como também auxilia nos modelos de negócios e serviços, por isso, é preciso ter ainda uma visão estratégica, pois desta forma, é possível criar vantagens competitivas para se destacar no mercado.

Quando há uma nova empresa, o gestor de TI é responsável por cuidar das tecnologias e sistemas, que melhorem a performance do negócio. Já nas grandes empresas, é ele o encarregado por definir novas estratégias para gerar diferentes formas de negócios, recebendo o título de CIO ou CTO dependendo da vertente.

Para isso, é essencial que o encarregado por este setor tenha uma visão de tecnologia e que conte com a ajuda de especialistas, desta forma, é possível distribuir as atividades com os profissionais e dedicar seu tempo para a gestão estratégica.

Um campo em expansão

Ainda que o momento seja de cuidados e incertezas no cenário econômico do Brasil, os empreendedores deste segmento podem comemorar: neste período, muitas empresas de diferentes setores conseguem ver uma alternativa para melhorar a eficácia na gestão de negócios e reduzir custos e processos, por meio de serviços e produtos oferecidos pelas empresas do ramo de tecnologia.

Quer se animar ainda mais? De acordo com uma notícia publicada na Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios da editora Globo, no mercado geral de tecnologia, o crescimento está estimado em 2% para 2017 e 4% para 2018.

Custo x Benefício

É possível ter Gestão da Tecnologia da Informação em pequenas, médias e grandes empresas utilizando outsourcing com empresas que praticam essa modalidade de terceirização.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.