A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) é uma forma de imposto cobrada sobre a movimentação financeira (transações bancárias) tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas.
No mês de julho deste ano, o presidente Jair Bolsonaro deu carta branca ao ministro da Economia Paulo Guedes para a criação de um novo imposto semelhante à CPMF, mas que neste caso, seria cobrado em cima de transações eletrônicas como transferências e pagamentos digitais.
A nova taxa ainda não foi batizada e tem como objetivo, compensar a redução e a desoneração de outras contribuições.
De acordo com o Presidente Jair Bolsonaro, um novo imposto só seria oportuno caso não houvesse aumento da carga tributária e, segundo ele, se a população desaprovar ele será desconsiderado. Ou seja, Bolsonaro não manifestou nenhum movimento de apoio público ao novo imposto, mas permitiu que Guedes teste sua aceitação.
Segundo Guedes, a criação do imposto é necessária, já que o Governo precisa arrecadar aproveitando a base que está em desenvolvimento. “Para se ter ideia, as notas fiscais eletrônicas entre companhias em junho foram 70% acima do que no mesmo mês do ano passado. Mais e mais estamos entrando em um mundo digital”, ressalta.
O ministro também afirma que taxa não vai aumentar a carga tributária e que, na verdade, a pretensão do governo é de utilizar a base de arrecadação para contrabalançar a redução e a desoneração de outros impostos, tornando possível o estímulo da geração de empregos formais no pós-pandemia.
Guilherme Afif Domingos, assessor especial do Ministério da Economia comenta que o imposto não vai impactar os mais pobres e que a ideia é que haja isenção para quem ganha até 2,5 salários-mínimos por mês (R$ 2.612,50 hoje).
O governo almeja tributar as operações financeiras digitais com uma alíquota de 0,2% a 0,4%, que dependerá da redução de outros tributos. A proposta da CPMF Digital faz parte da sugestão de reforma tributária que será encaminhada ao Legislativo, provavelmente, no segundo semestre de 2020.
Quando se trata de vender no Mercado Livre, uma das estratégias mais decisivas para o…
A transformação digital continua acelerada e, ao olharmos para o horizonte dos próximos anos, 2026…
O advento da tecnologia transformou drasticamente a maneira como consumimos produtos em todas as áreas,…
A transformação digital é muito mais do que uma tendência; é uma revolução que impacta…
A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…
Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…