Machine Learning

Nova versão do Google Analytics usa o Machine Learning para trazer novas métricas

O Google anunciou recentemente uma nova atualização do Google Analytics que agora conta com diferentes recursos de previsão de aprendizado de máquina que incluem uma interface mais simplificada e controles extras de privacidade.

Para quem não conhece, vale explicar que o Google Analytics é uma plataforma utilizada para rastrear atividades de um site como por exemplo, número de pessoas que acessam determinada página, duração da sessão, origem do tráfego, taxa de rejeição, etc.

O que tem de novo?

Com o Machine Learning, a plataforma agora tem novas funcionalidades como a emissão de alertas automáticos de tendências, entrosamento da jornada entre os ambientes: web e aplicativo. Isso permite a criação de estratégias novas para determinadas audiências, além de auxiliar no alcance de clientes com maior valor agregado.

A nova versão do Google Analytics também pode gerar métricas “preditivas”, que podem por exemplo, antecipar a receita eventual que uma empresa pode conquistar através de um determinado grupo de clientes.

A notificação automática de equipes de marketing a respeito de eventos importantes também pode ser feita por meio da plataforma. Além disso, ela permitirá que equipes de marketing acessem dados sobre os canais que sua empresa esteja conseguindo mais usuários, informações essas disponíveis no novo painel “aquisição de usuários”.

Além disso, a plataforma conta agora com uma ferramenta de exclusão de dados, que pode ser utilizada quando os usuários solicitam à empresa que pare de reter suas informações de atividade evitando assim problemas de privacidade e segurança.

E tem mais

Dentre tantas outras novidades, essa nova atualização com a tecnologia Machine Learning objetiva tratar sobre a fragmentação de dados, ou seja, quando um usuário interage com uma empresa, vê um anúncio no desktop e realiza a compra por meio de um aplicativo móvel, fica difícil registrar os dados em diferentes plataformas, no entanto, com a atualização a coleta de dados é fragmentada em partes.

Expectativa

A expectativa é de que o Google Analytics 4 amplie soluções e desenvolva informações mais fáceis de usar para as empresas, para que elas possam ter acesso às novas funcionalidades, mas que também possam acessar o sistema presente para fazer as alterações adequadas para então, realizar a substituição total da configuração.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

futuro do varejo onde tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

2 semanas ago

Como implantar ou Implementar o comércio eletrônico no seu negócio

Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…

3 semanas ago

Os Benefícios do E-commerce para Pequenas Empresas

O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…

4 meses ago

As 10 Tendências no comércio eletrônico em 2024

Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…

4 meses ago

Saiba como usar o Cross Selling em seu comércio eletrônico 

No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…

11 meses ago

Saiba como enviar seus produtos vendidos online

Hoje em dia, a venda de produtos online se tornou uma prática cada vez mais…

11 meses ago