Go to the top

Nova versão do Google Analytics usa o Machine Learning para trazer novas métricas

LoFrano / Blog, google, Machine Learning, Tecnologias Emergentes, Transformação Digital / 0 Comments

O Google anunciou recentemente uma nova atualização do Google Analytics que agora conta com diferentes recursos de previsão de aprendizado de máquina que incluem uma interface mais simplificada e controles extras de privacidade.

Para quem não conhece, vale explicar que o Google Analytics é uma plataforma utilizada para rastrear atividades de um site como por exemplo, número de pessoas que acessam determinada página, duração da sessão, origem do tráfego, taxa de rejeição, etc.

O que tem de novo?

Com o Machine Learning, a plataforma agora tem novas funcionalidades como a emissão de alertas automáticos de tendências, entrosamento da jornada entre os ambientes: web e aplicativo. Isso permite a criação de estratégias novas para determinadas audiências, além de auxiliar no alcance de clientes com maior valor agregado.

A nova versão do Google Analytics também pode gerar métricas “preditivas”, que podem por exemplo, antecipar a receita eventual que uma empresa pode conquistar através de um determinado grupo de clientes.

A notificação automática de equipes de marketing a respeito de eventos importantes também pode ser feita por meio da plataforma. Além disso, ela permitirá que equipes de marketing acessem dados sobre os canais que sua empresa esteja conseguindo mais usuários, informações essas disponíveis no novo painel “aquisição de usuários”.

Além disso, a plataforma conta agora com uma ferramenta de exclusão de dados, que pode ser utilizada quando os usuários solicitam à empresa que pare de reter suas informações de atividade evitando assim problemas de privacidade e segurança.

E tem mais

Dentre tantas outras novidades, essa nova atualização com a tecnologia Machine Learning objetiva tratar sobre a fragmentação de dados, ou seja, quando um usuário interage com uma empresa, vê um anúncio no desktop e realiza a compra por meio de um aplicativo móvel, fica difícil registrar os dados em diferentes plataformas, no entanto, com a atualização a coleta de dados é fragmentada em partes.

Expectativa

A expectativa é de que o Google Analytics 4 amplie soluções e desenvolva informações mais fáceis de usar para as empresas, para que elas possam ter acesso às novas funcionalidades, mas que também possam acessar o sistema presente para fazer as alterações adequadas para então, realizar a substituição total da configuração.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.