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O Papel do Gerenciamento de Projetos na Transformação Digital [Recursos]

O Papel do Gerenciamento de Projetos na Transformação Digital

Esta página é disponibilizada como recurso para visualização das figuras e gráficos dentro do livro.

Figura 1

Expõe como o GPO é aplicado no ambiente organizacional, integrando todos esses processos:

Figura 1 – Gerenciamento de Projetos Organizacional

Fonte: PMI (2017, p. 17).

Todo projeto possui elevada complexidade, por exigir a progressividade em suas ações, sendo necessário planejar suas ações a partir de etapas cujo objetivo é integrar os setores envolvidos no projeto, oferecendo maior controle gerencial. Com isso, estabelece que o projeto vivencie um ciclo.

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Gráfico 1

expõe a compreensão das fases do ciclo de vida do projeto permite com que os envolvidos no mesmo tenham a perspectiva do esforço a ser destinado em cada etapa de desenvolvimento, entrega e resultados. Dessa maneira, a organização pode revisar e repensar suas decisões por meio do gerenciamento do projeto. Segundo Vicente (2008) o ciclo do projeto passa por 5 fases apresentadas no gráfico abaixo:

Ciclo de Vida de ProjetoGráfico 1 – Ciclo de vida do projeto

Fonte: Vicente (2008, p. 21).

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Figura 2

Apresenta a inter-relação do ciclo de vida do projeto integrado aos grupos de processos e as 10 áreas de conhecimento que garantem a excelência da prática de gerenciamento de projetos:

Inter relação de componentesFigura 2 – Inter-relação dos componentes-chave do Guia PMBOK® em projetos

Fonte: PMI (2017, p. 18).

Enfatiza-se que as chances de sucesso do projeto aumentam consideravelmente quando os processos organizacionais permanecem orientados por diretrizes e estratégias flexíveis, permitindo não apenas o atendimento dos objetivos, mas a solução de erros e falhas, evitando com que o gerente tenha suas funções restringidas no processo de gerenciamento do projeto.

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Figura 3

Mostra que as empresas dependem de IP e de capital humano, assim com essas inovações podem ajudar a melhorar a lucratividade dos projetos e também usar os recursos com mais eficiência, possibilitando insights em tempo real em operações de projetos e resultados. Essas empresas podem obter ótimos resultados de ferramentas, como realidade aumentada, blockchain, inteligência artificial entre outras (SAP, 2017).

Figura 3 – Pequenas e médias empresas de SP

Fonte: http:/sap.com, consulta em 2017.

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Figura 04

As empresas de serviços profissionais consideram para sua sobrevivência os esforços de transformação digital com sendo de urgência em mais de 60% de sua totalidade (SAP, 2017).

Figura 4 – Pequenas e médias empresas de SP hoje

Fonte: http:/sap.com, consulta em 2017.

O que se espera com esses crescentes investimentos tecnológicos é que aumentem os dividendos nos próximos anos nas empresas profissionais de pequeno e médio porte. Esses esforços amplos de transformação digital envolvem metas e processo de negocio em torno dos investimentos em tecnologia.

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Figura 5

Esperam que a tecnologia ajude a agilizar processos internos como melhorias eu possam incluir melhor gerenciamento de fluxo de caixa e renovações automáticas de contratos (SAP, 2017).

Figura 5 – Pequenas e médias empresas de SP

Fonte: http:/sap.com, consulta em 2017.

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Figura 6

As empresas devem elevar seus pontos fortes, agilidade e habilidade para criar uma cultura forte e colaborativa. As empresas citam a falta de habilidade entre os profissionais como a principal barreira para a implantação da transformação digital. A empresa deve também adotar uma mentalidade digital em todos os profissionais para que as transformações valham a pena (SAP, 2017).

Figura 6 – Pequenas e médias empresas de SP

Fonte: http:/sap.com, consulta em 2017.

 

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Figura 7

Assim, estes três níveis de gestão (Gestão de Projetos, Gestão de Programas e Gestão de Portfólio), mantém conexão com a gestão e governança do portfólio dos Sistemas de Informação de Gerenciamento de Projetos (SIGPs).

Figura 7 – EGP e SIGP e suas conexões com a gestão e a governança do portfólio

Fonte: Pinto (2018, p. 83).

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Figura 8

Também pode ser denominada de equipe principal, executiva ou de liderança, e em projetos de menor complexidade, podem ser compartilhadas por todos os envolvidos ou administradas unicamente pelo gerente.

Figura 8 – Processos de gerenciamento de recursos humanos

Fonte: Vicente (2008, p. 42).

Figura 9

Torna-se fundamental ainda manter o comportamento profissional e ético, assumindo o compromisso e responsabilidade perante as atividades propostas.

Figura 9 – Fluxograma de processos de gerenciamento de Recursos Humanos

                Fonte: Souza (2012).

Segundo o PMI (2017) o desenvolvimento do plano de Recursos Humanos engloba a identificação e documentação das funções, responsabilidade, competências e relações hierárquicas do projeto, sendo possível elaborar um plano que proporcione uma administração eficaz do projeto.

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