Go to the top

O Papel do Gerenciamento de Projetos na Transformação Digital

LoFrano / Blog, Gerenciamento de Projetos, Indústria 4.0, Transformação Digital / 2 Comments

O desenvolvimento dos dispositivos e aplicações digitais transformou nossas vidas por completo — antes mesmo de você ter consciência disso. Por outro lado, se você se der conta dessa transformação e abraçá-la de maneira consciente dentro da sua organização, sem dúvida, vai experimentar melhorias ainda mais relevantes. É isso que me move a falar, bem como promover a Transformação Digital, unindo negócios, pessoas e tecnologia.

Com isso, eu quero dizer que a Transformação Digital nas empresas é sustentada, antes de tudo, por uma mentalidade e uma cultura organizacional não apenas aberta para a tecnologia, mas também para a integração sistêmica dessas três áreas: negócios, pessoas e tecnologia.

Pilares da Transformação Digital

Então, eu encontrei nos pilares do gerenciamento de projetos as ferramentas e o conhecimento necessários para ajudar a sustentar o sucesso em processos de Transformação Digital dentro das organizações.

Nesse contexto, a Transformação Digital exigiu que as organizações alterassem os processos industriais. O mundo mudou e tornou-se necessário acompanhar a velocidade das mudanças para as corporações serem mais eficientes e se manterem competitivas no mercado. Assim, as empresas se viram obrigadas a inserir modernas inovações tecnológicas a fim de substituir tarefas que antes necessitavam de maior atenção e investimento humano e físico por processos automatizados e capazes de controlar a informação em tempo real. Agora, é necessário não apenas pensar, mas reagir ao Mundo 4.0.

Dessa forma, um ponto em comum que observo na literatura existente sobre o tema é que a Transformação Digital não trata apenas da tecnologia digital, mas do potencial de melhoria que as ferramentas tecnológicas oferecem. Assim, ela permite que as pessoas resolvam problemas tradicionais de maneira mais eficaz e ágil a partir dessas soluções digitais.

Objetivo

Tendo isso em vista, meu objetivo aqui é demonstrar que o gerenciamento de projetos suporta totalmente a Transformação Digital, proporcionando com os seus pilares o sucesso iminente para as organizações. Ao longo da leitura, você irá: compreender como se dá o processo de gerenciamento de projetos; entender os aspectos relacionados ao advento da Transformação Digital e seus respectivos modelos de aplicabilidade; e, finalmente, identificar de que forma o processo de gerenciamento de projetos pode contribuir com a Transformação Digital estratégica das organizações, superando os principais desafios impostos pelo mercado.

Assim, o estudo que realizei sobre este tema indica que os princípios que oferecem suporte às práticas de gerenciamento de projetos são capazes de combinar processos; desenvolver condições tecnológicas efetivas; e, melhorar o processo de tomada de decisão, tornando-o estratégico para o novo ambiente de negócios.

Considerando a evolução para o Mundo 4.0, ou seja, a digitalização de processos, o gerenciamento de projetos contribui para o desenvolvimento da plataforma necessária,  a fim de que a organização possa manter melhor posicionamento estratégico voltado para o alcance da inovação e Transformação Digital.

Considerações

Portanto, se você deseja navegar com sucesso neste Mundo 4.0, os fundamentos do gerenciamento de projetos serão o grande aliado para sua organização se beneficiar das oportunidades digitais atuais e futuras. Prossiga com a leitura e conheça os desdobramentos do meu estudo no livro disponível na Amazon nas versões:

Digital (Kindle)

Capa Comum (Livro Impresso).

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.