Blog

Qual a melhor tecnologia para melhorar a experiencia do cliente

Em um mundo altamente conectado, vivemos arquitetando, implantando e implementando novas soluções para o setor de serviços ou varejo e o consumidor é altamente impactado pelas empresas que ainda tem dificuldade em definir qual a melhor tecnologia para melhorar a experiência do cliente.

Estratégia

Um erro comum é que geralmente as empresas focam mais em campanhas e promoções do que no investimento em tecnologias que tornam inteligente a comunicação criando engajamento e dados que permitem oferecer o que realmente o cliente gostaria.

Isso não é um pecado, pois ainda temos heranças da velha economia e uma grande transição de gerações que consomem de forma diferente.

Direções

Temos duas siglas importantes que precisam ser valorizadas antes de definir qual tecnologia será aplicada para iniciar o processo que irá levar a melhor experiência do cliente.

B2C – Business to Consumer

É o tradicional do varejo que conhecemos, um processo de vendas de produtos diretamente aos consumidores através de lojas físicas ou plataformas de comércio eletrônico.

B2B – Business to Business

É o processo de venda de produtos e serviços para outras empresas, sendo elas do ramo da indústria, manufatura ou distribuição.

Os sistemas de negócios que suportam B2C ou B2B transacionam e administram vendas em diferentes graus de complexidade, escala, escopo e custo considerando que o B2C normalmente tem uma recorrência bem menor que o B2B.

Assisti no SAP Forum 2018 a palestra e estive com minha querida Fernanda Nascimento da StratLab que possui uma vasta expertise sobre esse mercado, principalmente em negócios Business to Business e me encantei com esse trecho do seu artigo sobre como a tecnologia tem dominado as vendas, mas que nós humanos somos essenciais:

Ao contrário da mentalidade da Era Industrial, depois de se encantarem com as novidades da tecnologia que nunca terminam, as pessoas agora querem se conectar com marcas e empresas, em vez de ser apenas mais um consumidor dos produtos e serviços. Elas querem saber que são importantes e que se encontram realmente no centro de tudo. Lugar de honra que finalmente alcançaram graças ao poder de pesquisa e conexão do seu smartphone e da crescente atuação nas redes sociais.

Transformação

Acredito que o cliente hoje já respira por experiência em diversos aspectos, até mesmo sem perceber que ele será parte da transformação digital.

Em um mundo totalmente high-tech com inteligência artificial, machine learning, analytics e bots, a melhor tecnologia para tornar a experiência do cliente incrível é aquela que nós humanos oferecemos com propósito e inovação.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

Como precificar de forma correta para vender no Mercado Livre

Quando se trata de vender no Mercado Livre, uma das estratégias mais decisivas para o…

6 dias ago

2026: O Ano da Explosão do Comércio Eletrônico

A transformação digital continua acelerada e, ao olharmos para o horizonte dos próximos anos, 2026…

1 semana ago

O Crescimento do Comércio Eletrônico de Materiais Esportivos

O advento da tecnologia transformou drasticamente a maneira como consumimos produtos em todas as áreas,…

3 semanas ago

Transformação Digital no E-commerce: O Futuro das Compras Online

A transformação digital é muito mais do que uma tendência; é uma revolução que impacta…

1 mês ago

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

9 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

1 ano ago