5G

Leilão de frequências para o serviço 5G é marcado para novembro

Após adiamento devido a um pedido de vistas do processo por conselheiro da autarquia, o leilão de frequências para o serviço 5G foi marcado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e será realizado no dia 4 de novembro.

A novidade, que abrirá as portas desta tecnologia no Brasil foi anunciada pelo ministro das Comunicações Fabio Faria, que revelou durante um evento do setor que inicialmente São Paulo e algumas capitais terão redes 5G puras funcionando até o final de 2021. Para o próximo ano a previsão é de que até julho todas as capitais tenham acesso à tecnologia.

Para fazer história

Este leilão exigirá dos vencedores diversas obrigações de investimentos entre os anos de 2022 e 2029 que podem resultar em um total de aproximadamente R$ 40 bilhões.

Dentre essas obrigações, as empresas vencedoras deverão levar internet rápida a milhares de escolas públicas do país e também precisarão levar a conexão de corredores rodoviários do país à tecnologia 4G.

Este leilão, que venderá o direito de uso de faixas das radiofrequências 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, será o maior já realizado pela Anatel.

As faixas de frequência serão divididas em lotes nacionais e regionais, sendo que as duas primeiras terão caráter híbrido, visando ampliar a cobertura do 4G para posteriormente, espalhar o 5G. As outras faixas indicam o 5G “puro”, que tem alta velocidade de transmissão de dados.

É importante ressaltar que a participação de nenhuma empresa pode ser garantida durante o leilão, no entanto, é esperado que as primeiras a disponibilizarem o 5G pela tecnologia DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro), Claro, Tim e Vivo, tentem arrematar suas licenças para construírem suas redes no Brasil.

Como funciona?

O leilão do 5G pode ser considerado como não arrecadatório, por isso, entende-se que grande parte dos recursos angariados não vão para cofres públicos.

Inicialmente, a ideia é que eles sejam utilizados para o desenvolvimento da tecnologia, para aprimorar a infraestrutura ou para direcionar a conectividade para locais que não tenham conexão como estradas ou cidades mais afastadas.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

Como precificar de forma correta para vender no Mercado Livre

Quando se trata de vender no Mercado Livre, uma das estratégias mais decisivas para o…

6 dias ago

2026: O Ano da Explosão do Comércio Eletrônico

A transformação digital continua acelerada e, ao olharmos para o horizonte dos próximos anos, 2026…

1 semana ago

O Crescimento do Comércio Eletrônico de Materiais Esportivos

O advento da tecnologia transformou drasticamente a maneira como consumimos produtos em todas as áreas,…

3 semanas ago

Transformação Digital no E-commerce: O Futuro das Compras Online

A transformação digital é muito mais do que uma tendência; é uma revolução que impacta…

1 mês ago

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

9 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

1 ano ago