Go to the top

Anatel acaba com limitações para TV a cabo

Lofrano / Blog, Notícias / 1 Comment

 A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira, 25, mudanças no Planejamento do Serviço de TV a Cabo, que acaba com a limitação do número de emissão de outorgas para empresas em cada localidade e com a necessidade de licitação para a concessão.

Cada outorga deverá custar R$ 9 mil e poderá ser dada para atuação em mais de um município. A Anatel vai elaborar uma regulamentação específica estabelecendo condições para as novas concessões, que podem ser em relação a limites ou a encargos, como já foi adotado na abertura do mercado de telefonia fixa e na licitação de telefonia celular de terceira geração.

A intenção da Anatel com a abertura do mercado é aumentar a competição e contribuir para a massificação do serviço de TV por assinatura, que hoje atende a 9 milhões de residências. O relator da proposta, conselheiro Jarbas Valente, prevê que em um ou dois anos o preço dos serviços diminua. “Quanto mais operadoras tiver, de maior porte, isso gera escala, e os preços caem. O usuário final vai ter serviços de mais qualidade e menor preço, não só nos grandes centros, mas também em todos os locais do país”.

Valente lembrou que a revisão do planejamento do setor é necessária, pois as condições do mercado são distintas das de 15 anos atrás, quando as primeiras regras foram elaboradas. “Toda vez que liberamos mercado é natural que haja reclamações, porque quem está no mercado quer ficar sozinho. Mas nossa decisão tem embasamento jurídico, não passamos por cima de nada”.

O novo regulamento será submetido à consulta pública, e as regras serão aplicadas em seis meses aproximadamente. A Anatel também aprovou a retirada da cláusula que proíbe empresas de telefonia fixa de atuar no mercado de TV por assinatura, que atualmente consta dos contratos de concessão firmado com as operadoras.

As informações são da Agência Brasil.

Comentários

Comentários

Ronaldo 12 de novembro de 2012

Gostaria de saber mais sobre preços da concessão de tv a cabo e internet Há estou na zona leste em Ipanema MG se houver preços mais baixos para o interior melhor ainda Pois estou interessado em colocar tv a cabo e internet ok. Desde já muito obrigado.

Faça um comentário