Go to the top

A busca pela otimização de processos para ampliar a eficiência das empresas resultou na criação das Metodologias Ágeis. Por meio delas, o grande desafio de um projeto que é a garantia de entrega dos resultados com execuções bem-sucedidas pode ser concluído com êxito.

Atualmente, as empresas buscam artifícios que aumentem a interação entre processos humanos e robóticos, sem tolerância para erros durante sua implementação. Isso faz com que seus proprietários busquem meios mais eficientes, e foi traçando este percurso que surgiram as Metodologias Ágeis, que podem solucionar: processos reunidos em fases de produção muito extensas, a questão da comunicação fraca entre equipes, problemas com definição de prazos e desalinhamento de informações em diferentes setores.

Simplificar

A metodologia em questão busca tornar mais simples a execução de projetos e isso pode ser observado no resultado final, que é completado dentro do prazo desejado.

Tradicionalmente, os modelos anteriores às Metodologias Ágeis eram compostos por longos processos, com objetivos determinados, mas sem particularidades a respeito do trajeto a ser percorrido para finalizá-los.

A partir do processo mais ágil e com foco na melhoria e no alinhamento da equipe foram surgindo novas propostas com caminhos mais curtos e entregas mais rápidas.

Base

São quatro os pilares sustentados pelas metodologias ágeis: Comunicação (onde a empresa não considera os funcionários e suas interações apenas como ferramentas ou processos); Flexibilidade (ter a qualidade de compreender ou aceitar os conceitos, ideias ou pensamentos e entender que mudar também é parte do plano); Praticidade (entender que softwares em funcionamento significam muito); e Alinhamento de Expectativas (contar com a colaboração do cliente para ter êxito no resultado final).

Metodologias Ágeis

Por meio desses pilares que formam as Metodologias Ágeis, ficará fácil perceber que alguns fatores serão aprimorados. As entregas, por exemplo, podem se tornar ainda mais eficientes e ágeis, já que o cliente pode participar de várias etapas do projeto. Sendo assim, caso ocorra algum erro, ele será facilmente identificado e corrigido.

A personalização pode ser ainda maior, já que a empresa e o cliente estarão interagindo, trocando sugestões e pensando em conjunto e em soluções para que o projeto obtenha o resultado esperado.

Principais tipos

Já entendemos o conceito das Metodologias Ágeis, e agora é fácil perceber que encontrar formas de deixar seus processos mais simples e eficientes é essencial para chegar ao sucesso. No entanto, ainda há mais para conhecer! Explore um pouco mais os principais tipos:

Lean – Este método, indicado para projetos mais objetivos e reduzidos, foi divulgado no campo das startups e tem como finalidade, acabar com desperdícios dentro de uma organização ou na realização de algum projeto, sempre de forma eficiente.

Scrum – É considerado um dos métodos mais populares e, quase sempre, tem seu conceito confundido com o da metodologia em si. O Scrum tem como intuito ajudar na gestão e no desenvolvimento de projetos que apresentem um curto prazo de entrega, e é uma das maneiras de empregar métodos eficientes em seus projetos.

Smart – Uma boa alternativa para criação de objetos realistas. Ele é baseado em princípios, cujos significados são indicados pelas letras de seu nome:

·         S (Specific) – uma meta deve ser específica para atingir um ponto;

·         M (Measurable) – uma meta precisa ser mensurável;

·         A (Attainable) – metas estabelecidas devem ser alcançáveis e precisam desafiar o time;

·         R (Relevant) – metas postas necessitam ser relevantes para o resultado final da empresa ou do processo;

·         T (Time-related) – o time deve trabalhar com efetividade e foco e para isso, é preciso estipular um prazo limite para a entrega do projeto.

Kanban – Por ser uma forma de realização de gerenciamento de projetos com poder de adaptação para tipos de negócios variados, esse método ganhou posição de destaque nos últimos anos, sendo considerado atualmente, um dos métodos mais ágeis e simples utilizados. Sua composição é formada por checklists e dá uma ótima visão de todo o projeto desenvolvido.

Implementação

Sabe-se que, dentre outros benefícios diretos ou indiretos, as Metodologias Ágeis podem beneficiar o clima entre diversas áreas da empresa, aumentar a confiabilidade da organização no mercado e muito mais. No entanto, lembre-se que antes de adotar novos métodos para sua empresa, é preciso fazer uma análise para identificar os pontos positivos e negativos do processo.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.