A área de TI exige que profissionais sejam atualizados e treinados constantemente. A preocupação em manter profissionais atualizados e com conhecimento suficiente para administrar com qualidade os recursos de TI, pode tirar energia ou foco no que realmente importa no negócio.

Com o outsourcing do departamento de TI, as empresas podem dedicar-se integralmente ao foco principal das suas atividades. A incorporação de profissionais melhor qualificados para o suporte tecnológico propicia resultados de mais qualidade aos serviços e mais disponibilidade do pessoal interno para o negócio da empresa propriamente dito.

As empresas devem procurar no fornecedor de outsourcing um parceiro de negócios, que traga uma vasta gama de conhecimento, habilidades e pontos fortes. Uma boa consultoria pode determinar o que é melhor para o cliente, um especialista em TI bem preparado tem condições de avaliar e planejar como a tecnologia vai apoiar a evolução dos negócios da empresa.

Vale a pena avaliar a performance do outsourcing com base num amplo conjunto de resultados e não limitar a avaliação apenas ao fator “redução de custos”. A incorporação do SLA – Service Level Agreement (Contratos por níveis de serviços) discrimina as garantias de qualidade, quantidade, modalidade e precisão dos diferentes serviços a serem oferecidos.

Desvantagens e Riscos

A organização de terceirização se não organizada perde o controle completo sobre todas as áreas da empresa. Se a organização termina o acordo com a entidade terceirizada, e a mesma não for uma empresa confiável e segura as informações confidenciais e sigilosas torna-se comprometidas.

Organizações que terceirizam serviços de TI correm o risco de receber o trabalho de má qualidade, a mão de obra que será contratada deve atender alguns requisitos acordados no SLA, pois é comum algumas empresas de outsourcing trocarem de funcionários constantemente.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

Como precificar de forma correta para vender no Mercado Livre

Quando se trata de vender no Mercado Livre, uma das estratégias mais decisivas para o…

6 dias ago

2026: O Ano da Explosão do Comércio Eletrônico

A transformação digital continua acelerada e, ao olharmos para o horizonte dos próximos anos, 2026…

1 semana ago

O Crescimento do Comércio Eletrônico de Materiais Esportivos

O advento da tecnologia transformou drasticamente a maneira como consumimos produtos em todas as áreas,…

3 semanas ago

Transformação Digital no E-commerce: O Futuro das Compras Online

A transformação digital é muito mais do que uma tendência; é uma revolução que impacta…

1 mês ago

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

9 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

1 ano ago