Go to the top

O setor produtivo com Blockchain

LoFrano / Agronegócio, Blockchain, Blockchain, Blog, SAP, Tecnologias Emergentes, Transformação Digital / 0 Comments

Quando se fala em agronegócio normalmente associamos somente a produção em si, no entanto esse segmento ascendente e produtivo é muito mais abrangente e existe um grande número de stakeholders nesse processo.

Blockchain Agronegócios

Particularmente falando, o agronegócio atualmente possui uma intensiva participação de tecnologias e biotecnologias para alcançar níveis elevados e inteligentes de produtividade.

Para que toda a transformação no agro aconteça de forma inteligente, cada vez mais introduzimos nos processos tecnologias emergentes.

Em uma visita ao SAP Labs Latin America, estive na sala do SAP Leonardo que é o conceito que apoia as tecnologias emergentes. Dentre outras tecnologias, eu conheci o experimento com blockchain no setor produtivo, que promove tanto a segurança nos processos de produção quanto formas inteligentes de medir com indicadores.

Um exemplo disso, é o produtor que fabrica soja e esse grão deve ser destinado ao laboratório e de acordo com a pureza daquele grão, o laboratório vai dizer quanto ele vai pagar em cima daquelas sacas de soja.

Por exemplo, se existe muita impureza naquela soja, eu vou pagar menos ou mais conforme a qualidade. Hoje existe o acordo entre o produtor e a indústria para entrega da soja, a indústria recebe aquela soja e envia a um laboratório que avalia e retorna para a indústria, mas o produtor rural não tem noção de como está, como foi, e quem fez a análise do produto.

O que a solução com blockchain propõe é praticamente um acordo que quando as informações são enviadas, o primeiro contato é registrado entre as partes, ou seja, laboratório, produtor e indústria firmam um contrato na plataforma.

Neste cenário, quando o grão vai para indústria, o produtor já sabe através da plataforma que o laboratório está fazendo análise e ele também fica ciente do resultado daquela análise feita pelo laboratório.

Todos os passos desde a colheita até o envio para a indústria e a passagem pelo laboratório geram notificações e depois o pagamento ao produtor.

O produtor já sabe quanto ele vai receber, podendo acompanhar todas as etapas dos processos e fazer citações se for o caso.

A solução desenvolvida com essa tecnologia emergente, é nada mais que firmar um acordo entre as partes e registrar todas as etapas trazendo mais transparência e segurança aos envolvidos.

 Sou entusiasta do Blockchain, eu acredito firmemente que ele pode resolver diversos problemas na sociedade e na economia em si.

Abaixo um vídeo que fiz após um bate papo com o especialista Lizandro Viana.

 

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.