Go to the top

Como Funciona o Licenciamento do Windows Cal

Lofrano / Blog, Licenciamento / 4 Comments

Os profissionais e as empresas tem muita dúvida sobre o licenciamento do Windows Cal, na verdade o licenciamento é simples e compoe apenas pela necessidade do cliente e a rede que ele possui.

Primeiramente vale lembrar que os terminais sendo eles Windows XP, Vista ou Windows 7 também precisam estar com suas licenças de software sejam elas OEM – FPP ou OPEN devidamente legalizadas.

O que é Windows Cal?

Cal é a sigla para Client Access Licence(Licença de Acesso do Cliente) que significa que determinados usuários ou dispositivos podem acessar servidores Windows Server

Os tipos de licença Windows Cal são:

Cal User(Licenciamento por usuário): Caso a empresa tenha tenha menos usuários que dispositivos sendo eles: laptops, notebooks, palm, desktops a melhor opcão seria a Licença de Usuário por permitir que os usuários usem outras maquinas. 

Cal Device(Licenciamento por dispositivo): Caso a empresa tenha menos dispositivos do que usuários está é a melhor opção pois irá permitir que vários usuários utilizem o mesmo equipamento.

A Microsoft realiza alterações com o passar do tempo sobre o licenciamento Windows Cal, vamos estar falando sobre estas alterações que acontecem com o tempo em outros posts.

Comentários

Comentários

Marcelo 14 de março de 2013

Amigo,
veja se consegue me ajudar.
Minha empresa não trabalha com domínio configurado. Vou configurar um servidor SVN. Nas máquinas clientes irei usar um client do SVN, que é o tortoise. Preciso de licença CAL?

Fernando Lofrano 14 de março de 2013

Se você estiver rodando o tortoise será necessário pois mesmo assim as maquinas estarão conectando ao servidor e autenticando nele por usuário ou dispositivo, independente de controlador de dominio configurado pois estará usando Windows Server.
Não me lembro se o tortoise roda em plataformas como linux, se rodar será interessante pois diminuirá a questão das cals.

jweymes 15 de fevereiro de 2016

fiz em minha rede AD, DNS e DHCP em um servidor, gostaria de saber pra usar o AD é necessario adquirir lincenca cal

Lofrano 17 de fevereiro de 2016

Sim é necessário, por usuário ou por dispositivo, houveram algumas mudanças portanto recomendo ligar no 0800 da Microsoft é muito útil.

Faça um comentário