Camada Estratégica e a Tecnologia da Informação [Justificativa]

A cada dia que passa fica cada vez mais comum ouvirmos acerca das mudanças que o mundo vem passando, e que vem trazendo novas maneiras de se trabalhar com as influências políticas, econômicas e empresariais, fazendo com que a sociedade procure se adequar às necessidades e aprendizados de uma constante evolução.

A camada estratégica das organizações encontra uma grande dificuldade no entendimento da capacidade e recursos disponíveis no departamento de (TI), com isso o desempenho, melhoria e métricas que poderia se obter com estes atributos.

Souza (2004), Lima (2007) e Silva (2007) analisaram que o uso da tecnologia da informação como ferramenta para o planejamento estratégico acabou por trazer muitos benefícios à organização, contribuindo para a tomada de decisões e o melhor alcance dos objetivos organizacionais, satisfazendo tanto aos gestores quanto aos demais funcionários.

Este trabalho Apresenta, no geral, a tecnologia de informação e sua utilização no planejamento estratégico organizacional, definindo e conceituando em auxílio aos gestores na evolução da empresa, por meio de sua aplicação prática. Verificando, assim, o aprendizado prático, aplicando as técnicas aprendidas no decorrer do curso. Como objetivos específicos são possíveis citar: Definição de planejamento estratégico, camadas estratégicas e tecnologia da informação; Identificar a utilização da tecnologia da informação nas mais diversas áreas de aplicação; Promover uma interação entre as camadas estratégicas e tecnologia da informação; Avaliar as contribuições da utilização do planejamento estratégico e da tecnologia da informação para as organizações.

planejamento_estrategico_ti

Assim, o procedimento técnico adotado foi o estudo de caso, com verificação nas bases teóricas de autores acerca do tema ao se tratar de um estudo quantitativo e interpretativo. Os mecanismos técnicos utilizados são: análise de textos, documentos e levantamento através de observação participante.

A importância desta pesquisa se deu pelo fato de contribuir no aumento do conhecimento acerca do tema abordado contribuindo de modo essencial, academicamente e profissionalmente, a todos que possa interessar. Do ponto de vista científico esta pesquisa possibilitará a geração de conhecimento da realidade brasileira, contribuindo no desenvolvimento econômico nacional.

O interesse por esta pesquisa se deu pelo fato de que as mudanças tecnológicas acabam por impor ao gestor a sua utilização, e quanto mais for tratado acerca do tema mais fácil será a sua utilização contribuindo para a desmistificação do mesmo. Sua abordagem nasceu de algumas reflexões e através do cotidiano como profissional atuante na área, como um desafio pessoal no planejamento organizacional.

Motivado por algumas reflexões e através do convívio cotidiano por meio do exercício profissional e do rápido crescimento do tema em questão enseja a necessidade de se estudar e de conhecer melhor esta nova prática de comércio, esta abordagem tornou-se um desafio a ser conquistado diante da expectativa de mercado e da frequente competitividade encontrada em um mundo globalizado. Seus resultados permitirão que as organizações possam se planejar com mais facilidade no momento da utilização do comércio eletrônico.

No primeiro capítulo encontra-se o planejamento estratégico, analisando e descrevendo os principais conceitos.

O segundo capítulo descreverá a tecnologia da informação, alinhando os conceitos com exemplos práticos.

O terceiro capítulo abordará a camada estratégica da organização, esclarecendo as definições.

O quarto capítulo fará uma análise acerca do comparativo da camada estratégica com base na utilização da tecnologia da informação no auxílio a gestão organizacional.

Por fim, traremos a conclusão da presente pesquisa, verificando o atingimento dos objetivos satisfatoriamente diante do exposto nos demais capítulos, sugerindo possíveis melhorias a serem instauradas no processo.

Comentários

Comentários

Deixar um comentário