Como funciona a velocidade da internet e como medir

As pessoas confundem a velocidade de internet, baseando-se em o que é contratado e a velocidade de download, para ajudar a entender vou deixar tudo bem claro.

O que é velocidade de internet?

Velocidade, o número que lhe vendem (5 Mbps por exemplo)

A velocidade de internet é a sua largura de banda. Largura de banda é a quantidade de dados que pode ser enviada, normalmente medido em segundos. Por exemplo, 5 Mbps significa que você pode receber até 5 megabits de dados por segundo.

Não podemos esquecer que na banda larga não só recebemos mas também enviamos, vou falar sobre isso também.

Como a largura de banda funciona?

A melhor maneira de entender como largura de banda e a velocidade da internet funciona é usando uma analogia.

Imagine uma rodovia e todos os carros viajam na mesma velocidade, portanto para tornar mais rápida a via tem que ser mais ampla.

Em outras palavras, digamos 1 Mbps é o equivalente a uma auto-estrada 1 pista. E vamos dizer que você estava tentando baixar uma imagem, que é de 5 MB de tamanho. Então, se você teve uma largura de banda de 1 Mbps (1 pista freeway) demoraria cerca de 50 segundos para fazer download da imagem.

Agora vamos dizer que você tem uma conexão de 5 Mbps, ou uma auto-estrada de 5 pistas. Quão rápido você receberá a sua imagem?

10 segundos aproximadamente.

Tudo o que disse, não existe apenas uma velocidade de internet. No entanto, real “velocidade à Internet” tem a ver com latência e esse tema está fora do escopo deste artigo.

O que é Kbps, Mbps, Mbps e Gbps?

Outro aspecto desconcertante de compras de internet com base em velocidades são todos os termos ou abreviaturas sendo usado. Mbps, Mbps, kbps, Gbps; o que tudo isso significa?

Estas são as abreviaturas para a quantidade de dados que está sendo enviado por segundo. Aqui está o que cada um deles significa. Abaixo disso eu esbocei um guia de conversão básica e uma idéia aproximada de como grande é cada pedaço de dados que você consome.

kbps – kilobits por segundo.
Mbps ou mbps – megabits por segundo. Algumas pessoas confundem isso com megabytes. A diferença entre os dois é a forma como o “b” é escrito na abreviatura; Mbps = megabits e MBps = megabytes. Esta é a unidade mais comum de velocidade utilizada.

MBps – Megabytes por segundo.
Gbps – Gigabits por segundo.

Conversão de Unidades de Internet de banda

Para lhe dar uma idéia melhor quanto maior ou pequena cada unidade de velocidade (banda larga) é, aqui está uma tabela de conversão útil.

Bytes ==> Bits: Multiplique por 8
Bits ==> Bytes: Divida por 8
Mega ==> Kilo: Multiplique por mil
Kilo ==> mega: Divida por 1000
Giga ==> mega: Multiplique por mil
Mega ==> Giga: Divida por 1000
Giga ==> Kilo: Multiplicar por 1.000.000
Kilo ==> Giga: Divida por 1.000.000

Unidades de largura de banda e os dados usados

Aqui estão algumas coisas que você faz na internet e quantsão consumidos:

Web Page 1 – 1 MB
1 Text Email – .97 MB
10 Min YouTube Video – 43 MB
Baixe 1 Imagem – 2,5 MB
30 Min de Gaming – 2,5 MB

Há uma série de coisas que afetam a velocidade da sua internet.

Tipo de conexão

Tipo de ligação desempenha um grande papel na forma como rápido de uma conexão de internet que você terá.

Tráfego congestionado

De qualquer forma, sua internet pode se tornar congestionada apenas como uma rodovia poderia. Quanto mais dados (ou carros) que está sendo solicitados e enviados, o mais largura de banda (pistas de auto-estrada) que está sendo usado de uma só vez. Em algum ponto cada pista vai ser levado para cima, de modo que os carros (dados) levará mais tempo para chegar até o destino.

Distância

Conexões como fibra óptica e cabeamento STP atendem longas distâncias, mas a conexão mais comum encontrada que no caso é DSL tem uma limitação de 5 km de distância de um cliente até um ponto base.

Cotidiano

As operadoras e provedores de internet vendem a conexão da seguinte forma:

Link Flex ou distribuido:

Aquele que pode concorrer a velocidade com outros usuários, e normalmente a velocidade contratada é especificada pelo download (via de acesso para baixar arquivos) um exemplo é a contratação de 10 mbps e o upload seria 1 mbps.
Se tratando assim, você consegue baixar arquivos a 10 mbps (1,2 MBps analisando a transfêrencia do seu sistema operacional) e consegue enviar arquivos a 1 mbps (128 KBps).

Link Dedicado ou Full:

Este não concorre com outros usuários, é dedicado apenas a aquele ponto e sua velocidade de conexão tanto de download como de upload são identicos.

Comentários

Comentários

Deixar um comentário