Go to the top

Transformação Digital

LoFrano / Blog, Economia, Processos, Tecnologia da Informação, Transformação Digital / 8 Comments

A mudança na estrutura das organizações com a Transformação Digital

Garantir bons resultados, aumentar o alcance e melhorar o desempenho através do uso da tecnologia: esse é o objetivo do processo denominado Transformação Digital.

As organizações de todos os setores têm utilizado este termo, que já não pode ser considerado um conceito para o futuro: é algo que merece desde já, toda atenção das empresas, para que elas possam se manter vivas.

Qual a definição de Transformação Digital?

Ela pode ser considerada a mudança na estrutura das organizações, que dá um papel fundamental para a tecnologia, e vai muito além de ter um espaço nas redes sociais, ou até mesmo, um blog corporativo.

Precisamos de mais profundidade para entender o conceito: imagine uma mudança radical dentro de uma empresa, na qual a tecnologia passa a ser essencial e não apenas, uma presença ilusória. Sim, isso pode levar algum tempo e consumir certos recursos, mas não significa que sirva somente para grandes organizações, é possível pôr em prática programas de transformação digital, mas antes, é preciso entender como funciona o processo.

Transformação Digital

O grande desafio da transformação digital

Esta transformação tem um grande impacto sobre a sociedade em geral, e o desafio de implementá-la, vai muito além de uma gestão de tecnologia ou jogada de marketing. Como é que este impacto sobre as pessoas acontece? É muito simples. A tecnologia transformou (e continua transformando) a vida das pessoas a cada dia, e tudo ficou mais simples, rápido.

O acesso à informação é infinitamente maior e isso mudou o comportamento das pessoas, que ficaram mais distraídas e muito mais exigentes. Também há outros tipos de desafios, como por exemplo, os crimes virtuais. Desta forma, podemos ponderar: a evolução tecnológica trouxe mudanças significativas, boas e ruins. Isso obriga as empresas a se adaptarem para atenderem as demandas da sociedade.

Tá vendo? É neste cenário que podemos dizer que a transformação digital se encaixa: as possibilidades são infinitas.

Como sustentar a transformação digital dentro das empresas

Há três pilares básicos que podem nortear um processo comum para aqueles que desejam iniciar um programa como esse:

Pessoas + Negócios + Tecnologia

  • Mudança nos modelo de negócios: A sociedade é afetada pela evolução tecnológica, e os negócios também! Isso deve ocorrer, principalmente, através da transição do físico para o digital, ampliação de produtos e serviços, serviços compartilhados.
  • Poder de decisão com base na experiência do cliente: A concorrência aumenta e o poder de decisão fica nas mãos do consumidor, e isso é fundamental para fidelizar e atrair quem compra seus produtos. Para conseguir êxito nessa missão, é preciso definir: qual a segmentação do público, ter um processo de vendas simplificado, realizar o monitoramento das redes sociais, investir no marketing de precisão para fidelizar quem já é seu cliente, ter um bom atendimento ao cliente e atender em vários canais, sendo sempre coerente na forma de se comunicar.
  • Processos operacionais simplificados: Há vantagens em investir neste item: mostrar que os seus funcionários podem realizar procedimentos de maneira simples ou eficiente, dá uma motivação extra e até aumenta a produtividade. Não se esqueça: quanto mais ampla e ágil é a comunicação entre todos na empresa, mais ágeis serão os processos.

Aposte na mudança

Lembre-se sempre, que esta transformação deve ocorrer por meio de líderes. Tome iniciativa, estabeleça metas e se dedique à execução.

Pode parecer que a transformação digital seja um assunto muito complexo, mas há motivos de sobra para que você invista nela agora. Dedique-se e tenha certeza: os resultados virão.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.