Go to the top

2FA: entenda a importância de proteger suas informações

LoFrano / Blog, Segurança da Informação / 0 Comments

A segurança da informação é um dos temas mais importantes na hora de falar sobre proteger os dispositivos presentes no mundo digital atual.

Com o aumento do número de ataques cibernéticos, a proteção dos dados se tornou um ponto crucial para garantir a privacidade e a integridade das informações pessoais e empresariais. 

Uma das formas mais eficazes de proteger as contas online, seja pessoal ou de uma empresa que faz instalação de alta tensão, é a verificação em duas etapas, ou 2FA. 

Neste artigo, será esclarecido o que é a verificação em duas etapas e também para que essa verificação em duas etapas serve.

Além disso, serão apresentadas algumas dicas de como realizar a verificação em duas etapas da maneira mais segura e assertiva possível.

O que é a verificação em duas etapas?

A verificação em duas etapas, ou como é conhecida 2FA, é um método de autenticação que adiciona uma camada extra de segurança ao processo de login em uma conta da empresa que vende válvula limitadora de pressão, por exemplo. 

Ele requer que o usuário forneça dois tipos diferentes de informações para fazer a verificação e também a confirmação da identidade.

Essas informações envolvem o que ele sabe, como uma senha, e algo que ele tem, como um código gerado por um aplicativo ou enviado por:

  • SMS;
  • WhatsApp;
  • E-mail;
  • Correio de voz.

Essa combinação de fatores torna o processo de autenticação extremamente mais seguro e dificulta muito a invasão por hackers em uma conta da empresa que vende aquecedor rinnai 23 5 litros, por exemplo. 

Em suma, o processo de ativação é muito simples e funciona através do recebimento deste código ou senha que é enviado para o celular do usuário.

Essa simples ação ajuda muito a reduzir o número de cintas invadidas, clonadas ou até mesmo ranqueadas, algo que hoje em dia pode acontecer em várias plataformas.

Dentre as mais conhecidas é possível citar aplicativos e redes sociais como o WhatsApp, o Facebook, o YouTube, o Twitter, o Tik Tok e até mesmo o Snapchat.

Além dessas, muitas outras contas em redes sociais, aplicativos de conversas ou aplicativos de jogos estão propensas a esse tipo de invasão.

Porém, com a ajuda da verificação em duas etapas, o processo se torna mais complicado para os invasores mal intencionados.

Para que serve a verificação em duas etapas?

A verificação em duas etapas serve justamente para verificar e também para aumentar a segurança das contas online, sejam contas pessoas ou contas comerciais.

Isso porque uma empresa muitas vezes corre o risco de ser atacada no meio online por cibercriminosos que tem o objetivo de furtar informações relevantes e até ameaçar expor essas informações.

O que leva uma marca que vende kit elegance cromado a ter que ir atrás de medidas mais seguras para acessar suas contas online.

A verificação em duas etapas é especialmente importante para proteger informações sensíveis, como dados bancários, informações pessoais e empresariais, documentos confidenciais e outros dados extremamente sigilosos. 

Sem essa verificação em duas etapas, um invasor pode facilmente obter acesso a uma conta se tiver acesso a dados de login como o e-mail e a senha da conta.

No entanto, com a ajuda da verificação em duas etapas, mesmo que o invasor tenha a senha, ele não conseguirá acessar a conta.

Isso porque de qualquer maneira ele precisará de um código adicional que só o usuário legítimo terá posse em seu telefone, aplicativo ou e-mail.

Verificação em duas etapas: como usá-la?

A grande maioria das empresas de revestimento metalico para cozinha, por exemplo, já oferecem autenticação e verificação em duas etapas.

Depois de fazer essa verificação, o usuário é obrigado a digitar um código extra que costuma ter de 6 a 8 dígitos e é pedido depois que ele lasca da tela de login onde se pede e-mail e senha quando uma conta é acessada de um dispositivo desconhecido.

Mesmo que existam algumas exceções, os serviços costumam deixar que sejam utilizados aplicativos que estão disponíveis tanto em androids como em outros sistemas operacionais.

Esses aplicativos ajudam a gerar códigos de verificação únicos em duas etapas que se baseiam em tempos e que mudam a cada 30 segundos ou até 1 minuto.

Na grande maioria das vezes, como já mencionado, oferece também a possibilidade do envio do código através de outros meios de comunicação como SMS, que muitas vezes não é a mais segura das opções.

2FA Autenticação 2 Fatores

Imagem: Freepik.com

O processo de configuração feito com o aplicativo é feito basicamente através de um escaneamento de um QR code na tela que contém o mesmo.

Ao usá-lo, o aplicativo responsável pela autenticação gera um código de verificação para a conta, tornando o acesso às contas muito mais seguro e confiável.

Isso permite que o usuário possa sempre acessar as suas contas caso tenha o aparelho celular em mãos, independentemente do modelo ou marca.

Além disso, caso o aparelho seja perdido ou furtado, existe a possibilidade de usar alguns códigos para fazer backups na configuração inicial de um novo celular e recuperar itens como:

  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Mensagens;
  • Arquivos em texto.

A seguir, será possível conhecer algumas dicas que podem ajudar a conta da empresa que faz jateamento com água a utilizar a verificação em duas etapas da maneira mais segura possível, são elas:

  1. Usar aplicativos de autenticação confiáveis

Existe uma série de aplicativos de autenticação disponíveis, alguns deles como o Google Authenticator, o Microsoft Authenticator, o Authy entre muitos outros. 

O usuário deve se certificar de que está escolhendo o aplicativo mais confiável possível e de que o está baixando de uma fonte segura.

Na maioria das vezes, as pessoas optam por baixá-los em seus dispositivos através da loja de aplicativos do celular ou tablet.

  1. Receber códigos e senhas com números diferentes

Se, por exemplo, um invasor tiver acesso ao número de telefone de uma pessoa, ele pode facilmente solicitar uma redefinição de senha e acessar todas as informações pessoais do usuário que usa GPS portátil para carros

Só isso já mostra a grande importância que usar um número de telefone diferente para a verificação em duas etapas e para a recuperação de senha tem.

  1. Ativar a verificação em todas as contas

A verificação em duas etapas deve ser ativada em cada uma das contas que o usuário tenha e que permitem que essa verificação seja ativada.

Mesmo que a conta não tenha informações sensíveis, ela ainda pode ser usada como um ponto de entrada para invadir outras contas da mesma pessoa que contenham dados mais sensíveis da empresa que vende estação de trabalho 8 lugares, por exemplo. 

  1. Não compartilhar o código de verificação

O código de verificação em duas etapas é totalmente pessoal e intransferível, isso significa que ele não pode e também não deve ser compartilhado com outras pessoas, ainda mais desconhecidas.

Além de não ser permitido compartilhar as senhas e os códigos com outras pessoas, é essencial não enviar o código por mensagem de texto ou e-mail para ninguém.

  1. Atualizar informações de contato de forma regular 

Sempre que o usuário muda de número, de telefone ou de endereço de e-mail, ele deve se certificar de que esses dados se mantenham atualizados com as informações de contato nas suas contas.

Essa atenção e cuidado a todo tempo pode ajudar a garantir que o usuário receba da maneira certa os códigos de verificação em duas etapas quando necessário.

Além disso, permite que o sistema retire números antigos dos seus cadastros, garantido que o novo dono desses números não receba códigos pessoais do usuário.

Considerações finais

A 2FA, ou verificação em duas etapas, é nos dias de hoje a ferramenta de segurança mais buscada para proteger contas online no mundo todo. E isso se dá por ela ser extremamente essencial atualmente.

Ela adiciona maior segurança nos processos de autenticação e é responsável também por atrapalhar a invasão de hackers a contas pessoais e empresariais.

Quando uma pessoa começa a usar a verificação em duas etapas, ela deve seguir as dicas de segurança que ajudam a garantir que os seus dados pessoais e suas informações estejam protegidas da maneira mais adequada.

Essa verificação pode acabar sendo ativada em mais de uma conta, seja a conta de uma nuvem, do e-mail, de bancos ou de outros lugares tão importantes quanto os já citados.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.