Go to the top

Implicações da automação dentro do mercado de trabalho

LoFrano / Blog, Economia, Futuro / 0 Comments

A automação no mercado de trabalho é um processo muito comum porque existe uma relação muito intensa entre as pessoas e as máquinas dentro das organizações.

A grande preocupação é com o fato de que a tecnologia está dominando o mercado, além de ser essencial para o crescimento dos negócios.

Por conta da transformação digital, as ferramentas tecnológicas usadas no dia a dia estão avançando rapidamente, trazendo ótimos resultados para as empresas, além de aumentar a qualidade e o dinamismo.

São recursos que também reduzem as chances de erro em atividades que costumavam ser feitas manualmente, antes de esses recursos surgirem. Além do mais, a tecnologia oferece soluções rápidas para os problemas operacionais.

Futuro do trabalho

Imagem: unsplash.com

Diante desse cenário, é completamente compreensível que a automação no trabalho trará mudanças incisivas na maneira como as companhias definem produtividade e produção de valor.

Mas ao mesmo tempo que a automação traz mudanças positivas, também acaba gerando insegurança, principalmente para os profissionais.

A melhor forma de compreender esse processo, é saber como a automação está afetando o mercado de trabalho, quais são as perspectivas para o futuro e quais são os desafios e oportunidades que ela traz.

Impactos da automação no mercado de trabalho

A automação no mercado de trabalho é cada vez mais comum e presente na rotina das empresas, desde um processo simples como preencher informações em uma planilha, até etapas mais complexas, como monitorar sistemas em tempo real.

A automação de mercado é a substituição de trabalhos manuais pelos serviços prestados por sistemas e máquinas que realizam essas atividades de maneira autônoma.

Para uma distribuidora areia, é uma forma de aumentar a produtividade dos negócios, reduzir as falhas e diminuir os custos.

Por conta de todas as facilidades que a automação oferece, a tendência é que, nos próximos anos, boa parte do trabalho feito dentro das organizações seja realizado por máquinas, algo que assusta muitos profissionais.

São pessoas que acreditam que seus empregos serão substituídos por equipamentos, mas a verdade é que os funcionários e as máquinas vão trabalhar em conjunto.

A automação já faz parte do dia a dia de muitas organizações, mas substituindo atividades repetitivas e rotineiras, como:

  • Preencher formulários;
  • Fazer cadastros;
  • Selecionar conteúdos;
  • Uso de planilhas.

Isso mostra que a grande tendência é que ocorra uma intensificação da integração entre os recursos tecnológicos e as pessoas.

Perspectivas para o futuro

De acordo com um levantamento realizado pela McKinsey sobre automação do trabalho, é que 30% das atividades realizadas por 6 de cada 10 ocupações atuais são automatizáveis.

Em um fabricante de coberturas para casamentos, é uma forma de eliminar trabalhos por meio da automação, tanto é que existe uma perspectiva de que essa eliminação no mercado todo seja de 30% até 2030.

Mas isso não significa que uma função automatizada vai diminuir empregos em determinada área profissional, isso porque o mesmo estudo também mostrou que 8 a 9% da força de trabalho terão novas tarefas.

O mercado de trabalho tem uma demanda por mão-de-obra de desenvolvedores e procura pessoas capacitadas em programação. Mas também existe um consumidor moderno que está mais preocupado com consumo significativo e emoções.

É por isso que a procura por profissionais de psicologia, vendas e marketing também se intensificou. São áreas que conseguem trazer conforto para as emoções e estabelecer uma comunicação muito mais próxima com os clientes.

O número de vagas tende a crescer, da mesma forma que existe a escassez de profissionais para áreas que oferecem vagas e boas remunerações.

As marcas buscam desenvolver produtos capazes de despertar emoções positivas e oferecer uma boa experiência, e isso faz uma separação clara entre o trabalho de uma máquina e aquilo que é feito por uma pessoa.

Em um fornecedor de materiais para clínicas veterinárias, o processo de produção será mais complexo e coerente. O foco das pessoas serão as experiências, emoções e a fidelização dos clientes.

Enquanto isso, as máquinas estarão focadas nas tarefas do dia a dia, otimização do tempo, facilitação de processos e melhorias de gestão.

De qualquer forma, existe um medo muito grande de que as máquinas substituem as pessoas nos próximos anos, aumentando os índices de desemprego.

É fato que a tecnologia vai dominar as atividades e cumprir metade das tarefas de uma organização, só que outras vagas de emprego também vão aparecer.

Prova disso é um relatório do Fórum Econômico Mundial que mostrou que a robótica pode criar 97 milhões de empregos no mundo todo. O que acontece é que as atividades serão automatizadas e podem extinguir posições que são ocupadas por humanos.

Só que tudo evolui, por isso, assim como já aconteceu outras vezes, novas áreas de emprego vão surgir. 

Algumas profissões, como enfermeiro ao domicílio, são insubstituíveis, mas em outros casos, as pessoas podem se profissionalizar para novas vagas.

A intenção do que é conhecido como indústria 5.0 é transformar a tecnologia em uma aliada do homem e ingressar a humanidade em uma nova era do trabalho, em que essas partes se complementam.

As pessoas são importantes porque é necessário um toque humano, principalmente na comunicação das empresas, enquanto as máquinas garantem uma produção de qualidade.

Essa união entre homem e máquina vai se transformar no ponto forte da automação no mercado de trabalho, trazendo mais eficiência e dinamismo por parte das máquinas, bem como o senso crítico e pensamento cognitivo por parte dos humanos.

Desafios e oportunidades

As pessoas têm dúvidas pertinentes e compreensíveis quando o assunto é a automação do trabalho. Mas de acordo com um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial, até 2025, as tecnologias vão criar milhões de empregos.

Para enxergar os benefícios, ao mesmo tempo em que 85 milhões de empregos sejam encerrados, 97 milhões de novos empregos serão gerados em cerca de 26 países. Isso prova que a automação é algo positivo.

Dentro de uma empresa de alarme de incêndio bosch, por exemplo, as novas vagas vão exigir habilidades diferentes, mas muitas organizações vão investir na qualificação e requalificação dos profissionais.

A implementação da automação tem como propósito substituir tarefas repetitivas, além daquelas que são inseguras ou mal remuneradas. Não é de hoje que o trabalho passa por mudanças, e desde a primeira revolução industrial, sua natureza passa por alterações.

Os profissionais passam a se concentrar em tarefas mais complexas e que geram valor, e ainda poderão ter mais tempo para outras atividades pessoais do cotidiano, inclusive os estudos para desenvolvimento intelectual.

São novos empregos que trarão benefícios para as organizações e os profissionais, de modo que tenham mais tempo para exercer a criatividade, o pensamento estratégico e o empreendedorismo.

Um andaime para pintura poderá ser controlado de maneira mais segura por um computador, e é por isso que muitas pessoas devem começar a investir em conhecimentos sobre sistemas e programação.

Um exemplo de evolução no mercado de trabalho é o fato de que nas décadas de 1980 e 1990, era primordial ter um curso de datilografia para ter um bom trabalho, e as pessoas acreditavam que os computadores tirariam muitos empregos.

Atualmente, nenhum profissional abriria mão de seu computador e das facilidades que ele traz para o seu trabalho, e é exatamente isso o que vai acontecer com a automação.

É fato que muitos empregos serão perdidos, mas ao mesmo tempo outras oportunidades surgirão, principalmente empregos de boa qualidade.

Alguns profissionais, como os psicólogos que prestam orientação psicossocial, serão cada vez mais importantes, mas as organizações terão novas demandas e novas profissões vão aparecer.

As companhias vão conseguir aumentar a produtividade, reduzir custos e padronizar processos com mais facilidade. Também terão mais facilidade para crescer, atingir novos mercados e com isso gerar mais empregos.

As corporações que investem em tecnologia são aquelas que mais geram oportunidades de trabalho, e cabe aos profissionais se prepararem para o futuro.

O Fórum Econômico Mundial mostra que até 2030, 30% dos empregos e 44% dos trabalhadores que possuem baixos níveis de educação podem sofrer os impactos da automação.

Para trabalhar, por exemplo, como controlador de acesso noturno, a pessoa precisa passar por um processo de qualificação ou requalificação para que esteja apta às mudanças e aos novos empregos.

Considerações finais

A automação no mercado de trabalho é uma realidade e ninguém pode fugir disso, nem as empresas, nem os profissionais. Ela está vindo para melhorar o dia a dia de trabalho das pessoas e os resultados obtidos pelas organizações.

Assim como vários outros acontecimentos que mudaram a essência do trabalho pelo mundo, automação vai fazer a mesma coisa, assim como também vai gerar novos empregos e oportunidades.

Tudo o que as pessoas precisam fazer é se preparar para esse momento para que possam preencher os novos requisitos.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.