Go to the top

Análise e visão sobre ERP Open Source

LoFrano / Administração, Apoio a Decisão, Blog, Empreendedorismo, ERP, Gestão em TI, Tecnologia, Tecnologia da Informação / 0 Comments

ERP – Enterprise Resource Planning, no Brasil chamado de Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é uma plataforma de gestão de negócios onde existe uma união dos processos de tal forma que os mesmos estão interligados e conectados produzindo informações mais relevantes.

O ERP integrando os departamentos, a comunicação dos setores e responsáveis se torna mais viável e menos custosa. O cruzamento de informações de setores diferentes avalia o desempenho sobre valores e da parâmetro para mudanças onde será possível tomada de decisões importantes.

Análise sobre ERP Open Source

As Empresas adquirem sistemas ERP Open Source devido a tentadora situação referente ao licenciamento, porém a visão tem que ser mais ampla sobre o negócio, pois temos que comparar os custos de serviços, propriedade e segurança nas atualizações dos mesmos.

A consultoria praticada pelos fornecedores de ERP exige um nível de conhecimento e experiência muito amplo para atender, tal situação que os sistemas open source ainda não passam segurança para os gestores.

A atualização, manutenção e melhoramento dos sistemas open source é no mínimo preocupante, o código aberto, fica difícil confiar se terá uma empresa confiável pelas atualizações importantes,  Uma das vantagens do ERP é a forma de modelar e preparar os módulos para a melhor pratica da corporação.

Vantagens

Custo de licenciamento

Flexibilidade nas alterações do código fonte

Desvantagens

Ter que controlar as alterações do código fonte

Maior possibilidade de erros do desenvolvedor

Desconfiança no projeto referente a quem pratica a alteração do código

Alto custo de implementação, e mão-de-obra de valor maior

Atualizações futuras podem se tornar complexas e por em risco a operação dos negócios

Menor gama de conhecimento disponível no mercado para joint venture

Alto risco de o projeto se perder ao longo do tempo e trabalhar com comunidades e prestadores não tão confiáveis

Visão

Analisando os detalhes que possam impactar no negocio e funcionamento de produção da empresa, nós não aconselhamos o uso de ERP Open Source, os riscos são altos comparando a segurança que os sistemas ERP proprietários oferecem e o know-how por eles apresentado.
Acreditamos que os projetos Open Source ainda precisam amadurecer, mas que os mesmos ainda tem uma fatia especifica no mercado em determinadas situações e tipos de negocios, não é o caso do nosso negócio.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.