Go to the top

ERP: Um software que organiza a sua empresa

Fernando LoFrano / Blog, ERP, Planejamento Estratégico, Tecnologia, Tecnologia da Informação / 1 Comment

Você já imaginou um sistema de informação, que fosse responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa? Que incluísse todo trabalho administrativo e operacional, desde o faturamento até o estoque?

Pois esta é a missão do ERP (sigla, que em inglês significa Enterprise Resource Planning), ou seja, Planejamento dos Recursos da Empresa.

Este software, que na maioria das vezes é dividido em três camadas, inclui a Aplicação (cadastros, formulários divididos em campos e outros dados necessários para a operação da empresa), Framework (camada onde é possível parametrizar o sistema e também personalizar o ERP) e o Banco de Dados (que armazena de forma coerente os dados gerados na camada Aplicação).

Essas informações registradas pelo ERP são referentes aos fornecedores, clientes, funcionários, compras, produtos, impostos, enfim: todas elas, posteriormente, “conversam” e resultam na integração de processos com base nas regras de negócios e definições parametrizadas pela empresa.

O programa também mantém todos os dados registrados e baseado nisso, é plausível trabalhar com informações mais completas e apuradas. Isso faz com que as tarefas sejam mais organizadas através de regras de negócios e parâmetros definidos para atender aos processos e tarefas diárias feitas pelos funcionários das empresas.

ERP dentro das empresas

Pesquisas realizadas pelo Aberdeen Group (consultoria americana) mostram que somente 27,6% das funcionalidades disponíveis no software ERP são utilizadas.

No Brasil e na América Latina, o programa é usado de forma bem superficial e muitas das funcionalidades não são aproveitadas, seja por dificuldade ou por falta de conhecimento das empresas.

Nas situações bem sucedidas de ERP, os principais benefícios recebidos são: aumento de produtividade, redução de pessoal e de estoques, redução de tempo de ciclo de fechamento contábil/ financeiro, melhoria em transportes/ logística, entre outros.

Enfim, como você pode perceber, a implantação deste programa dentro das empresas é de total utilidade, principalmente, para obter a tão desejada organização do trabalho, dentro de uma corporação.

Comentários

Comentários

Carlos F Cereso 31 de julho de 2017

Entendo que o ERP organiza e se faz necessário, mas passamos por situações traumáticas em nossa implantação, acho que todos devem passar por isso, pode ser com SAP, TOTVS, Benner, enfim.

Faça um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.