Go to the top

As tecnologias emergentes mudarão o mundo

LoFrano / Blockchain, Blog, Internet, Tecnologia / 0 Comments

O mundo está mudando. Conheça algumas tecnologias responsáveis por isso.

O Fórum Econômico Mundial, conhecido por reunir grandes líderes e organizações para a realização de debates sobre a economia mundial, reuniu especialistas que afirmaram: as tecnologias emergentes mudarão o mundo.

Isso mesmo, a ideia passa pela internet das coisas, carros sem ninguém para dirigir e outras coisas que transformam os processos produtivos e contribuem para que o planeta seja um lugar melhor.

Vamos falar sobre quatro mudanças citadas na publicação científica Scientific American, a começar pela Internet das Coisas[IoT] a nível Nano.

Já usamos e abusamos desse tema em um post anterior, mas é sempre importante frisar: a previsão é de que até o ano de 2020, exista 30 bilhões os microsensores que estarão localizados em toda parte: fechaduras, carros, termostatos e coleiras de animais. Estes objetos estarão conectados em rede e, imaginem só: irão conseguir transmitir informações – uns para os outros.

E tem mais novidade: a chamada internet das coisas também poderá revolucionar vários setores, que vão da medicina à indústria, da produção de novos remédios à arquitetura.

Também já mencionada em textos anteriores aqui no blog, vem a tecnologia “do futuro”, o Blockchain, que é um registro online que agrupa uma rede de pagamentos e transações realizados como o exemplo da moeda eletrônica Bitcoin.

Essa tecnologia, além de resolver problemas relacionados à segurança nas compras online e melhorar a privacidade, também pode ser útil e decisiva para simplificar e facilitar ações como a venda de propriedades e a realização de contratos.

Agora imaginem: materiais em 2D serão uma das principais tecnologias desses novos tempos. Vamos ao exemplo? O grafeno é feito a partir do carbono, e é considerado mais resistente que diamante, mais forte que o aço, super leve e flexível, além de ser transparente e um veloz condutor elétrico. Junto com ele também podemos citar o fosforeno (do fósforo) e o siliceno (do silicone), que podem ser aplicados em diferentes setores, e em um futuro próximo, poderão ser produzidos com mais agilidade e facilidade.

Direção preventiva

Alguns desenhos de antigamente já propunham carros voadores. Mas a realidade próxima é um pouco diferente: a propagação de carros que não precisam de motoristas para se deslocar irá aumentar gradualmente. Essa tecnologia vai garantir mais segurança, com a iniciação de normas e leis para regular a circulação desses carros nas estradas.

Para a população mais velha ou para quem não podem dirigir, eles serão muito úteis, além de prevenirem acidentes.

Comentários

Comentários

Faça um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.