Go to the top

Educação no Mundo 4.0

LoFrano / Blog, Educação, Empreendedorismo, Tecnologia / 0 Comments

Um novo panorama cheio de conexões e possibilidades na educação se abriu com a tecnologia. Transformações e novos desafios entram nas salas de aula sem pedir licença e alteram profundamente a educação tradicional.

A evolução das tecnologias chegou também na educação e com ela surgiram algumas mudanças causadas pela disseminação das plataformas digitais na sociedade além das inúmeras possibilidades que as tecnologias apresentam.

Deixamos para trás a “Era da Informação” e trazemos à tona um novo termo: a “Era da Inovação”, o mundo 4.0. Isso pode ter assustado um pouco os educadores que exercem um papel fundamental nesse novo mundo digital. Além de fornecedores de conteúdo, os professores agora também têm a missão de serem dinamizadores de conexões e reflexões para os alunos que encontram-se em um novo ambiente bem mais complexo e rico de informações.

Atualmente a missão dos docentes além das tradicionais atividades, é de estarem preparados para dar continuidade às tendências e possibilidades que estão por vir.

Novos alunos

De acordo com a pesquisa da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, mais de 70% dos jovens brasileiros utilizam a internet para auxiliar os estudos e já não há dúvidas sobre a intensa presença da tecnologia no dia a dia dessa geração que já nasceu conectada.

Para lidar com a educação no mundo digital, é preciso entender que não há como lutar contra a presença dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula.

Há um novo perfil de aluno no ambiente escolar, os jovens são outros, e usar a tecnologia pode ser proveitoso. Ela torna os conteúdos mais atraentes e se utilizada de forma correta pode fazer com que os estudantes adotem uma postura mais participativa.

Ensino à Distância

Nesta modalidade, cursos que costumavam ser ministrados apenas presencialmente agora são disponibilizados pela internet com material didático em forma de textos, vídeos e ferramentas de discussão. Não mais uma tendência e sim uma prática crescente, o ensino à distância realiza desde cursos profissionalizantes até o ensino superior e pós-Graduação.

EAD funciona?

O EAD além de funcional, tem demonstrado ser tão bom quanto ou melhor que outros métodos convencionais de ensino, permitindo que os alunos assistam várias vezes as aulas e com professores altamente gabaritados, algo que antes seria quase impossível.

Empreendedorismo

A necessidade da inserção de temas como empreendedorismo dentro do currículo escolar também está cada vez maior, isso deve-se ao crescimento de novos negócios como por exemplo as startups. Inovação, gerenciamento e a gestão de pessoas são cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho e inserir essas habilidades no currículo por meio de projetos é essencial.

Desafios

A educação tem encontrado muita dificuldade de se adaptar e se reinventar diante dos desafios da era digital, mesmo com tantos objetos educacionais disponíveis a favor dos professores. São animações, vídeos, imagens, infográficos e muitos outros, entretanto, os dispositivos com redes sociais liberadas nas aulas também podem atrapalhar quando o assunto é distração.

A internet fornece muitas opções em um período curto de tempo e por meio dela você pode ler textos diferentes, ver imagens em 10 segundos, assistir a tudo, conversar com amigos, enfim: há um mar de possibilidades (atividades que já são muito comuns para os jovens de hoje).

Toda esta multifuncionalidade pode fazer com que o conteúdo não seja absorvido de maneira eficaz e por isso é preciso atenção. Há necessidade de fazer com que o aluno se interesse pelo conteúdo em sala de aula mas também é preciso que ele entenda o que está sendo transmitido.

Sendo utilizada de forma consciente e cada vez mais instigante dentro das escolas e universidades, não há dúvidas: a tecnologia é um dos mais importantes instrumentos de aprendizagem.

Comentários

Comentários

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.