Go to the top

Tecnologias emergentes e intrigantes de 2018

LoFrano / Blog, Internet of Things, Tecnologia, Tecnologia da Informação / 0 Comments

A tecnologia não para de avançar e está cada vez mais interessante (há quem se pergunte como isso é possível, depois de tantas descobertas e invenções).

Uma pequena amostra disso, são alguns novos gadgets e tecnologias apresentados recentemente no Mobile World Congress em Barcelona.

Gadgets

Esse evento é naturalmente voltado para smartphones, acessórios para celular e aplicativos, porém, em 2018, quem compareceu pode conferir outras novidades como o PureLiFi – (Internet através da luz). Essa empresa exibe sua internet por meio de tecnologia leve, através de um receptor integrado, e isso permite complementar redes Wi-Fi com sistemas Li-Fi.

Saúde

Agora, imagine ter um fone de ouvido que possa auxiliar a sua perda de peso, acabando com seu apetite e também acelerando sua taxa metabólica. Parece coisa dos episódios de Black Mirror que eu já escrevi aqui, mas não é. A perda de peso é um grande negócio e o Modius, também apresentado no evento investiu nisso.

Este dispositivo da pequenos choques elétricos atrás das orelhas durante uma hora por dia (impulsos elétricos de baixa potência, para ativar o hipotálamo). Por trás disso, há muita ciência e a coisa mais inteligente sobre o aparelho é que ele atinge o objetivo sem a necessidade de cirurgia invasiva.

No Cotidiano

Imagine a seguinte situação: você está na sua cama sem nenhuma tomada por perto, e o seu celular está descarregando. Parece óbvio pensar em uma maneira de carregar o celular a distância e o pessoal responsável pelo Energous pensou.

Trata-se de um carregamento verdadeiramente sem fio que na demonstração também realizada na MWC, foi apresentado por meio de um protótipo de alto-falante inteligente configurado como um transmissor capaz de enviar energia via rádio frequências para um telefone, um smartwatch e um par de fones de ouvido sem fio.

Também faz parte do “time” de carregamento sem fio de campo médio, o Ossia, cuja tecnologia transmite energia via frequências de rádio no mesmo 2,4 Ghz como Wi-Fi mas em um canal diferente e por isso não interfere.

O dispositivo que recebe a energia envia um sinal que pode atravessar superfícies como paredes, mesas e janelas mas ainda é absorvido pelo corpo humano ou líquidos.

Além das pequenas tecnologias, também foram dados longos passos referentes às tecnologias emergentes. Em junho deste ano foram divulgados os KiwiBots, robôs sobre rodas que são do tamanho de uma caixa de cerveja.

Eles não precisam de nenhum piloto graças a um conjunto de câmeras e softwares com mapas de alta precisão, e passam o dia realizando entrega de comida de restaurantes que ficam no entorno da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA).

É um mix de carro autônomo do Uber com o iFood onde o usuário solicita a comida via app e ela chega dentro de um KiwiBot.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.