Go to the top

Bem-vindo ao mundo agro 4.0, onde surgem propostas e atuações inovadoras para o agronegócio.

No início do mês de outubro a conexão entre os acadêmicos com o setor produtivo e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) em Piracicaba, interior do estado de São Paulo, recebeu o evento Esalqshow 2018.

Considerada a 4º melhor universidade de Ciências Agrárias do mundo, de acordo com Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2018 (também conhecido como NTU Ranking), a Esalq-USP foi palco para o encontro distribuído entre 18 horas, onde os estudantes puderam ter um relacionamento maior com o mercado e discutiram sobre tendências e alternativas para o futuro do Agronegócio e falaram sobre o desenvolvimento de inovações tecnológicas com utilização rápida no Agronegócio.

Além disso, participaram empresários, investidores, executivos, gestores de propriedades rurais, produtores rurais, agricultores, técnicos e profissionais autônomos que atuam no setor agro, jovens empreendedores e líderes de startups.

Agronegócio e Tecnologia

Futuro

Neste ano, o tema central da edição foi “Futuro da agricultura tropical para a sociedade”. Segundo o presidente do Conselho do ESALQSHOW, Roberto Rodrigues, há um grande investimento em agronegócio por parte dos concorrentes do Brasil e por isso, é necessário que as lideranças do País fiquem mais ligadas a essa competitividade, e que ajudem no desenvolvimento.

Na dura disputa global que pode transformar o Brasil no campeão mundial da segurança alimentar e da paz, visto que não haverá paz onde houver fome, não há a menor dúvida que conquistar a taça depende de inovação e tecnologia.

Rodrigues conta ainda que neste ano o evento serviu como uma vitrine de tecnologia tropical sustentável conduzida pelo esclarecimento de inovações e das startups agro. De acordo com o presidente, o evento trouxe à tona discussões entre os principais representantes do setor público e privado, e também sobre como avançar ainda mais nesta área.

Destaque

Um dos destaques do evento foi o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da Climatempo, que usa da tecnologia para levar informações geolocalizadas com alta precisão aos usuários.

O Agroclima PRO admite a conexão de dados das estações meteorológicas localizadas nas propriedades rurais do país e essa solução, que é pioneira no mercado, já é considerada um case de inovação quando se trata de serviços de tecnologia integrada para o campo.

A ferramenta conecta informações àquelas recebidas por radares e outras inovações como Machine Learning e Inteligência Artificial, e apresenta previsões para 72 horas, 15 dias e tendência para os próximos seis meses, além de ter acesso a dados históricos, balanço hídrico e obter alertas fitossanitários.

Inteligência

O Radar Agroclima PRO é outra novidade apresentada no Esalqshow 2018. Este serviço ajuda no monitoramento em tempo real de chuva e queimadas, viabilizando a tomada de decisões de maneira mais rápida e assertiva. De que forma? Mapeando chuvas por talhão e ainda combatendo rapidamente qualquer foco de queimada na lavoura. No entanto, os olhos foram voltados para outra novidade: o Alerta WhatsApp Agroclima PRO, que permite aos assinantes receber previsões específicas por região e cultura para a semana, na tela do celular.

Eventos como a Esalqshow 2018 são grandes oportunidades para a captação de novas demandas do mercado para novidades tecnológicas e desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Para 2019, já estão previstos os seguintes eventos: a  11ª Agrocampo, de 19 a 24 de novembro de 2019 em Maringá – PR, AgrobitBrasil, de 19 a 20 de novembro de 2019 em Londrina – PR e a 10 ° Fiam – Feira Internacional da Amazônia, de 22 a 25 de novembro de 2019 em Manaus – AM.

Comentários

Comentários

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.