Inovar para reduzir custos em TI

A inovação sempre foi  e sempre será a melhor maneira de reduzir custos não apenas de TI mas de um modo geral, normalmente em situações econômicas desfavoráveis como as que ocorrem em países da Europa, criam expectativas e inspira os profissionais ligados a inteligência a inovar e criar medidas e produtos que irão mudar alguns conceitos não antes percebidos.

As tecnologias ligadas ao consumo de energia normalmente são as mais enfatizadas, as operações de TI agora são levadas a nuvem (cloud computing) ou virtualizadas em sua própria base, com isso reduzindo a mão de obra e os valores altos de contas de energia, não só pela diminuição física de equipamentos mas também por diminuir espaço e utilização de resfriamento para os mesmos.

A telefonia já esta a pelo menos dez anos trazendo redução nos custos com a de voz sobre ip (voip),  esse recurso diminui e muito o operacional e as bases fixas que são necessárias para manter a telefonia convencional funcionando. Até mesmo as operadoras já utilizam o voip, caso interessante é da GVT (Global Village Telecom) adquirida recentemente por uma grande operadora francesa (Vivendi) que leva pontos com fibra a determinados lugares do Brasil, e distribui telefonia pela internet.

No Brasil temos poucos profissionais dedicados apenas a invenção de novas soluções, normalmente elas chegam de países de primeiro mundo e na maioria dos casos já são tecnologias utilizadas e testadas. O inventivo de determinados países a criação de novas tendências para melhorar a eficiência ainda não é cultura por aqui, com isso, as empresas por si próprias tem agido de forma coerente e inventado conforme suas necessidades.

Não é fácil para gestores e CIO´s recrutarem profissionais com perfis inovadores, mas já é fato que são necessários, os CEO´s já perceberam e precisam andar lado a lado com estes profissionais, agora a busca será pelos profissionais que conseguem entender melhor as regras de negocio das corporações para por em práticas suas inovações.

Fato, o alinhamento e entendimento de diversos setores na empresa trará soluções plausíveis e inovadoras mudando também os processos organizacionais que influenciam em todas as camadas.

Comentários

Comentários

Deixar um comentário