Como configurar impressora brother scanner pela rede

As impressoras multifuncionais da Brother tem recursos práticos e interessantes, um deles é de digitalizar pela rede enviando o arquivo digitalizado para uma pasta compartilhada na rede, muitas vezes é utilizado a pasta do servidor para isto.

Para configurar esse recurso  é necessário acessar o equipamento em rede via browser digitando o endereço IP da impressora.

Para saber qual o endereço ip da impressora Brother pelo painel dela, clique em menu, opção Rede,

Agora com o ip digite o mesmo no seu navegador para acessar a impressora, no menu Administrator Settings

Obs: O usuário padrão é admin e a senha é access

Em seguida, clique em FTP/Network Scan Settings e escolha a opção network. Você pode selecionar quais números de perfil pode usar nas configurações de escanear para Rede. Você também pode armazenar dois nomes de arquivos definidos.

Após a configuração, clique em Submit.

Este procedimento é aplicável nos equipamentos DCP8080DN, DCP8085DN, MFC8480DN e
MFC8890DW
Acessar o equipamento ligado em rede via browser digitando o endereço IP. Após acesso, entrar
no menu Administrator Settings (o usuário padrão é admin e a senha é access).
Em seguida, clique em FTP/Network Scan Settings. Você pode selecionar quais números de
perfil (1 a 10) usar nas configurações de escanear para Rede. Você também pode armazenar dois
nomes de arquivos definidos pelo usuário. Após a configuração, clique em Submit (Enviar).

Network settings Brother

Agora clique em FTP/Network Scan Profile (Perfil de Escanear para Rede) na página Administrator Settings para acessar o perfil que será editado.

Digite o nome do perfil que você quer que apareça na tela de configuração da impressora em Profile Name,

em Host Address digite o ip do computador ou servidor ao qual irá enviar os arquivos digitalizados,

em Store Directory coloque a pasta compartilhada como exemplo: Scanner

Você pode ainda escolher a qualidade e o tipo de arquivo, porém recomendo usar PDF e color 100 para que o arquivo não fique muito grande e você possa enviar por e-mail

quando necessário.

Em Authentication Setting somente preencha se tiver autenticação ou domínio na rede, em username coloque DOMINIO\usuário e nos campos de senha coloque a senha.

Agora clique em submit para gravar as configurações.

Perfil Brother DCP

Não esqueça, após realizar as configurações, é necessário que a máquina esteja com a data e hora em sincronia com o servidor.

Para ajustar data e hora, acesse o menu General Setup e preencha os campos Date, Time e Time Zone.

Este procedimento é aplicável nos equipamentos DCP8080DN, DCP8085DN, MFC8480DN e MFC8890DW.

Comentários

Comentários

55 Comentários

natan  em abril 16th, 2016

ja tive um problema de autenticação, e no meu caso eu tive que dar permissão para a pasta compartilhada.

Marcio  em abril 27th, 2016

Senhores, Boa tarde.
estou com o seguinte problema, se alguem já passou por isso ou que alguem tenha alguma ideia do que possa ser, por favor dêm uma luz
eu tenho uma impressora brohter DCP 8080 DN a mesma estava funcionando perfeitamente. eu conseguia escanear direto do aparelho. chegava na frente do aparelho, apertava o botão escannear, selecionava o nome do computador na rede e apertava OK no aparelho e pronto o scaner já vinha direto na maquina selecionada.
acontece que terça feira coloquei em produção um AD e após eu colocar as maquinas no dominio. de cara elas já não conseguiram mais enchegar a impressora na rede, então achei que poderia ser por que o dns não conseguia resolver o nome da impressora ou a impressora não estava com o dns configurado corretamente, então fui até a impressora e alterei a configuração de dns da impressora e fui no servidor de dns adicionei um host em zona de pesquisa direta com o nome do nó da impressora e o seu endereço IP, tudo direitinho, então beleza, as maquinas voltaram a enchegar o a impressora na rede, conseguimos imprimir numa boa, também conseguimos escanear documento, porém atraves do software instalado no PC, e quanto a função de escanear direto no aparelho não conseguimos. nem eu e nenhum usuario da rede que está no dominio. interessante que tentei tirar a maquina do dominio e Também não funcionou, não sei mais o que fazer, ainda não tentei desinstalar e instalar novamente, pois são muitas maquinas! então fica muito difícil fazer em todas, peço a ajuda de vocês para solucionar esse problema como só temos essa impressora multifuncional, e tem alguns setores que não fica no mesmo prédio, fica muito difícil a pessoa ter que vir até ao equipamento depois voltar no pc escanear a partir do pc e depois ter que voltar até a impressora para buscar os documentos!

quando compramos essa impressora Brother eu usava o Windows XP, agora to usando o Windows 7

Júlio  em maio 9th, 2016

Olha, isso tem cheiro de falha em permissão, a melhor tentativa é realmente reinstalar a impressora nas estações. Considerando ter um AD, crie um servidor de impressão e disponibilize a impressora no diretório instalando nas estações via GPO. Faça um teste em uma OU com 1 ou 2 estações e somente quando se certificar que está funcionando amplie a distribuição.

Gustavo  em maio 17th, 2016

Marcio, tens que liberar no firewall do Windows a regra Brother Scanner para o domínio.
Em firewall do Windows – permitir um aplicativo ou recurso… – marcar “Domínio” no aplicativo “Brother Scanner”.

Provavelmente está marcado somente Privado ou Público. Como o computador ingressou no domínio, a rede mudou.
No seu caso, verificar a possibilidade de criar uma GPO para aplicar essa regra de firewall nos computadores.

Lofrano  em maio 20th, 2016

boa gustavo, o firewall também influencia no recurso.

Deixar um comentário