Go to the top

Como se Proteger de Ataques e Ameaças de Vírus

LoFrano / Blog, Internet, Malwares / 1 Comment

Aposto que você já ficou pensando em como se proteger de ataques e ameaças de vírus, e nós sabemos que todo usuário deve ser cauteloso e tentar ao máximo ficar informado.

A começar pelos inconvenientes pop-ups. Alguns navegadores até são eficientes no bloqueio, porém, caso eles permaneçam, é hora de agir! Sabe quando do nada começam abrir janelas de anúncios ou até mesmo de redirecionamento para outras páginas? Isso pode indicar que o desempenho do sistema do computador está comprometido.

Na maioria das vezes, essas propagandas indesejadas surgem por meio de programas desconhecidos instalados no PC ou adds-on e itens incompreensíveis da barra de ferramentas do browser. Tente eliminá-los para ver se o problema é solucionado.

Em alguns casos o PC começa a desligar e reiniciar aleatoriamente e de forma constante. Isso pode indicar que algum aplicativo que não foi autorizado assumiu o controle e desestabilizou as configurações. Para tentar solucionar, confira as ações em execução no PC através do Monitor de Atividade do macOS, do Monitor de Sistema do Linux ou do Gerenciador de Tarefas do Windows.

Cuidado com os erros no antivírus

É provável que o programa de segurança instalado em seu computador infectado dê indícios de um comportamento anormal, como não executar as varreduras quando você faz a solicitação ou até mesmo manter o software constantemente desabilitado.

Neste caso, é bem óbvio: é preciso encontrar e excluir o hospedeiro que está causando os problemas o mais rápido possível. Porém, a solução pode não ser tão simples: alguns antivírus também apresentam o golpe dos falsos alertas de infecção do sistema. Então a permissão do acesso à máquina pelo malware e o provimento de informações pessoais podem ser dados ao clicar em “Não” ou em “Cancelar” para que o programa falso vasculhe o PC.

Se isso acontecer, é recomendável que você desligue o dispositivo o quanto antes para então religá-lo em modo de segurança para excluir o software indesejado.

Mantenha-se seguro

Para manter a segurança do seu computador é preciso ter prudência. Em alguns casos os ataques podem ser evitados se o usuário tiver bom senso, afinal o seu computador guarda informações valiosas como por exemplo, senhas e contas bancárias. Para manter essa espécie de “cofre” seguro, utilize e atualize sempre programas de antimalware e antivírus.

Além disso, se você perceber que hackers está usando seu PC de maneira remota, desconecte imediatamente da internet e nunca, em nenhuma hipótese, utilize a mesma senha em serviços diferentes de internet.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.