Go to the top

O que você precisa saber sobre Blockchain em 2021

LoFrano / Blockchain, Blockchain, Blog / 2 Comments

Ele está na boca do povo: o Blockchain é uma das tendências de tecnologia que vem ganhando destaque nos últimos tempos. Para quem não se lembra do conceito, o Blockchain é como um banco de dados, cuja estrutura de armazenamento é protegida por um esquema de criptografia.

Desta forma, gerenciar e proteger dados se torna possível em qualquer lugar onde seja necessário ter um banco de dados compartilhado, ou seja, um banco que possa ser usado por diferentes pessoas ou organizações.

Além disso, é importante ressaltar que o Blockchain tem grande importância nas transações em que os valores e demais informações precisam ser registrados com segurança, sendo útil também em processos que necessitam de acompanhamento da movimentação de dados.

NFTs em evidência

Os NFTs (non fungible token, ou tokens não fungíveis) estão em alta. Se você ainda não conhece esse termo, saiba que eles representam ativos não fungíveis, isto é, ativos únicos e insubstituíveis (códigos, música, imagens, contratos), que vivem em um Blockchain.

Contratos inteligentes

As tendências de tecnologia como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e a Computação em Nuvem, utilizam do modelo de distribuição de serviço como um mecanismo de adesão de tendências de tecnologia.

A Blockchain está na lista dessas tendências, disponibilizando ferramentas e plataformas que fomentam o investimento inicial em tecnologia. Um exemplo é a rede Ethereum e Hyperledger Fabric, cujas implementações avançadas permitem o desenvolvimento de “acordos inteligentes”, como um contrato que executa automaticamente quando as premissas são atendidas.

Soluções na Pandemia

A luta para derrota do vírus que nos aflige em plena pandemia também inclui a utilização da solução Blockchain. Neste caso, a tecnologia é necessária para o rastreamento e a distribuição de vacinas, que tem se tornado um desafio enorme dos governos em todo o mundo.

As vacinas são limitadas e precisam ser mantidas em condições refrigeradas e provavelmente, outras etapas dessa jornada devam ser rastreadas possibilitando informações desde o ponto de fabricação até cada paciente.

Neste caso, as remessas de vacinas são abastecidas com sensores internos para assegurar que não ultrapassem a temperatura mínima de segurança. Caso isso ocorra, uma entrada permanente e não apagável é automaticamente sobreposta ao Blockchain o que faz com que os medicamentos possam ser removidos com segurança da cadeia de abastecimento.

A pandemia da Covid-19 reforçou o conceito de imprevisibilidade nos negócios, o que tornou ainda mais relevante a inteligência incorporada, ou seja, o aprendizado de máquina integrado às ferramentas que as pessoas usam todos os dias, pois, só dessa forma dados e insights de diferentes ocasiões estarão à disposição facilitando o entendimento das mudanças de comportamento dos clientes.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.