Go to the top

Transformação Digital – ERPs são fundamentais

LoFrano / Administração, Apoio a Decisão, Blog, ERP, Processos, SAP, Transformação Digital / 3 Comments

O último ano forçou empresários de todo o mundo a realizarem grandes mudanças em suas organizações. Na maior parte dos casos, essas alterações vieram acompanhadas por uma transformação digital de Enterprise Resource Planning (ERP), em português, Planejamento de Recursos Empresariais.

Como já dissemos por aqui, os sistemas de ERP são utilizados pelas empresas para o gerenciamento de negócios cotidianos, tais como financeiro, compras, contabilidade e até mesmo o relacionamento com o cliente.

No caso da implantação de ERP, os empresários têm acesso à uma forma de transformação do negócio através de novos recursos e oportunidades que possibilitam entre tantas outras coisas, o planejamento de compras e pagamentos.

Planejamento

Sua empresa pode se transformar através da implantação de um ERP, mas é preciso planejamento em todas as etapas desde o início do projeto. É necessário primeiramente, compreender quais são os objetivos do negócio e o que faz a transformação digital ser um caminho para chegar até eles.

Os empreendedores também devem se atentar aos custos e prazos. Estes processos costumam ser demorados e muitas vezes são caros, por isso, é preciso se perguntar: minha empresa aguentaria financeiramente? Aonde quero chegar? Qual meu objetivo para daqui a dez anos?

Planejar é também visualizar novas estratégias para agir e entender que através desta nova tecnologia, será possível ter acesso a um número maior de dados como informações em tempo real sobre seu negócio, geradas por relatórios.

A redução dos custos operacionais também é uma das vantagens da implantação do ERP, já que através deste sistema os processos de negócios são simplificados e há mais eficiência através da experiência de usuário.

Valor comercial

É fato. Atualmente, não é possível descartar o impacto causado pelo ERP no mundo dos negócios. Alguns fornecedores e marcas além de melhorar o fluxo de trabalho, mas também pode resultar em novas oportunidades de negócios.

Então respondendo à pergunta do título, sim. O planejamento de recursos empresariais (ERP) é fundamental para que uma organização possa conectar tecnologias, pessoas e processos e crescer o seu valor de mercado devido a sustentação da transformação digital e a segurança que isso traz para o investidor.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.