Go to the top

NFTs: um novo olhar para o mercado

LoFrano / Bitcoin, Blockchain, Blog, Negócios Digitais / 1 Comment

Há alguns anos, uma nova sigla surgia no mercado: NFTs, uma abreviação de “Non-Fungible Token”, traduzindo para o português: token não fungível.

O tema ganhou ainda mais espaço após ser noticiada a venda de uma obra de arte virtual nos Estados Unidos com assinatura digital única por aproximadamente US$ 70 milhões.

Mas, o que são os NFTs?

São registros seguros baseados em blockchain, que simulam pedaços de mídia digital que podem ser associados à arte e também a vídeos, trechos de códigos, textos, enfim, quase tudo!

Um exemplo é a venda convertida em tokens de um novo álbum da banda de rock Kings of Leon e também a venda de clipes de enterradas famosas da National Basketball Association (NBA).

CryptoPunks

Um dos projetos mais populares é o CryptoPunks, que serviu de inspiração para o movimento CryptoArt moderno.

Ele foi um estímulo para o padrão Ethereum ERC-721, responsável por abastecer grande parte das obras de arte digital e colecionáveis.

É importante ressaltar que não há dois punks iguais e cada um deles pode ser de propriedade de uma única pessoa no blockchain Ethereum.

De início, 10.000 personagens colecionáveis únicos com prova de propriedade armazenada no blockchain Ethereum estavam disponíveis para serem reivindicados gratuitamente por qualquer pessoa. Mas eles acabaram logo e agora, podem ser comprados através do contrato de mercado da Ethereum. Neste mercado, também é permitido dar lances e oferecer punks para venda.

É tendência ou não é!?

Pesquisas apontaram nos primeiros dois meses do ano, um grande “boom” no mercado de NFTs, no entanto, o preço médio do NFT deu uma esfriada e chegou a ser 70% menor do que o valor registrado em fevereiro deste ano. Esse valor, atualmente, é de aproximadamente US$ 1.400.

Ainda que este preço tenha sido menor do que o montante surpreendente do início do ano, o valor médio atual não deixa a desejar. Segundo o site NonFungible, ele ainda é 10 vezes maior que o valor de outubro de 2020, que era de $ 142.

Então a pergunta é: podemos firmar os NFTs como uma forte tendência? Talvez. Ainda há grandes oscilações quando nos referimos aos valores médios, mas de forma geral há um crescimento no preço dos NFTs, ou seja, ainda não dá pra definir o futuro desses registros, mas sabemos que mesmo que mudanças ocorram muitas novidades no caminho dos NFTs ainda estão por vir!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.