Go to the top

Os reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia

LoFrano / Blog, e-commerce, Economia / 0 Comments

A notícia da guerra entre Rússia e Ucrânia impactou todo o mundo e pelo que já se sabe, é o maior ataque entre países europeus desde a Segunda Guerra Mundial e isso já reflete em vários setores da sociedade.

No e-commerce por exemplo, foram dois anos de crescimento de até 50% e agora e os impactos poderão ser vistos em diversas ramificações do setor, ainda mais naqueles que são especificamente os ligados à economia globalizada e às taxas cambiais como por exemplo, linha branca, produtos importados, eletroeletrônicos, vinhos, alimentos.

Reflexos em todo mundo

Petróleo, dólar e o gás são amostras de como a guerra já altera o preço de diferentes produtos. As Bolsas asiáticas assim como as de Paris, Londres e Frankfurt por exemplo, fecharam em forte baixa.

Não podemos deixar de lembrar que a Rússia conta com um dos maiores mercados de petróleo e gás natural (o barril de petróleo Brent) que, hoje, já atingiu a maior cotação desde 2014, com alta de 7,85%.

O trigo e o milho são alguns dos produtos importados da Ucrânia e da Rússia para o Brasil, e por hora podem deixar de ser produzidos.

Há também possibilidade de impactos no futuro para os varejistas do e-commerce chinês já que agora contamos com barreiras de oferta em escala global, que podem impactar por exemplo no e-commerce chinês como o AliExpress ou asiático como a Shopee”.

Para a Rússia as consequências podem ser ainda maiores, já que em todo mundo várias empresas serão proibidas de fazer negócios com companhias russas, o que vai levar tempo para suprir produtos globais, nacionais e marcas de luxo que são muito fortes lá.

Importação de matéria-prima

O varejo brasileiro pode enfrentar dificuldades relacionadas à importação de matéria-prima. A Ucrânia é um país rico em minério e é o segundo maior produtor no mundo de ferro e manganês. Espera-se que com a guerra, muitos destes produtos que são destinados à indústria e à tecnologia podem ter como efeito de médio prazo a alteração no fornecimento destes materiais.

No ramo da agricultura, eles são o segundo maior exportador de cevada e isso, para a indústria da cerveja pode resultar em grandes consequências.

Para o setor agrícola, Mendes entende que o impacto será imediato, enquanto na questão de metais e produção ocorrerá no médio prazo.

Também devemos levar em consideração que há muitos ucranianos atuando no ramo de transporte de cargas na Europa e que, devido à guerra, a maioria retornou à Ucrânia para cuidar de suas famílias, e isso pode acabar gerando desabastecimento nos países europeus e uma das consequências maiores é uma possível inflação.

Tecnologia da Informação

A região dos países do leste europeu (CIS) apresentou um crescimento rápido do e-commerce se comparada à outras regiões do mundo, seguido de perto pela América Latina.

A Ucrânia é uma grande fonte de terceirização de TI para os EUA e a guerra pode impactar fortemente em alguns serviços da área no país, principalmente quando falamos em e-commerce, plataformas e marketplaces.

Por aqui, desejamos que as coisas melhorem, não só em relação aos negócios, mas também, para que a vida de todos possa seguir com segurança e paz.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.