Go to the top

Como configurar conectividade social icp v2

LoFrano / Blog, Conectividade Social, Google Chrome, Sefip / 0 Comments

Após muitas lutas com o Conectividade Social ICP antigo, agora temos a v2 (versão 2) que deveria facilitar o modo de como configurar, porém não é tão simples assim. A geração do arquivo SEFIP ainda continua no mesmo formato anterior, podendo ser gerado em qualquer computador através do SEFIP 8.4.

Uma das novidades é que é possível utilizar o queridinho da galera, o navegador Google Chrome, convenhamos né? o internet explorer não da mais!

Conectividade social icp v2

Para entender melhor sobre o que é o novo Conectividade Social ICP V2, vamos aos fatos que encontramos na página oficial da caixa:

O Conectividade Social ICP V2 é o novo canal eletrônico oficial de relacionamento entre os empregadores e a CAIXA, permitindo a troca de arquivos e mensagens, além da disponibilização de funcionalidades e serviços pertinentes ao FGTS.

A solução tecnológica foi desenvolvida com a aplicação de protocolos de segurança e criptografia atualizados, apresentando nova modelagem em sua estrutura. Estas ações têm como objetivo oferecer maior segurança, disponibilidade, dinamismo e navegabilidade.

O acesso ao Conectividade Social ICP V2 é realizado exclusivamente por meio da Internet, no endereço eletrônico https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br, por meio da certificação digital padrão ICP – Brasil.

O Conectividade Social ICP é obrigatório para a transmissão do arquivo SEFIP e da GRRF e requer a certificação digital do usuário, sim, aquele arquivo A1 ou cartão A3 e até mesmo o token usb.

O Acesso Conectividade Social ICP V2

Passo a passo como instalar o Conectividade Social ICP V2

  • Acesse o site do Conectividade Social ICP V2 – https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br/;
  • Vá até a opção ‘Manter Máquina’ para instalar o plugin Kriptonita;
  • Salve o arquivo Kriptonita no c:\ de seu computador clicando no botão download;
  • Execute no arquivo que estará no c:\ clicando com o botão direito, executar como administrador;
  • Depois feche e abra novamente o navegador;
  • Habilite os plugins kryptonita conforme solicitado;
  • Agora, cadastre a máquina;
  • Na tela de token, se não possuir nenhum, cadastre;
  • Agora o sistema deve pedir assinatura digital, confirme;
  • Pronto, agora é só ir em caixa postal e enviar seus arquivos SEFIP ou GRRF.

Lembre-se de salvar o kryptonita no c:\, esse passo é muito importante para a execução não gerar erros.

Sobre o Conectividade

O Conectividade Social ICP é um canal 100% web, acessível por qualquer computador conectado à internet sem instalação de programas. É uma evolução do canal eletrônico Conectividade Social, com melhor acessibilidade, novas funcionalidades, protocolos de segurança atualizados, dentre outros itens.
Outra mudança importante é o acesso ao canal com a utilização de Certificado Digital emitido no padrão ICP-Brasil, que agrega a segurança e dinamismo ao processo.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.