Go to the top

CNV: dicas de como gerar aumento no seu posicionamento digital

LoFrano / Blog, e-commerce, Negócios Digitais / 0 Comments

CNV, ou Comunicação Não-Violenta, é um modelo de comunicação criado por Marshall Rosenberg, que busca promover uma comunicação mais eficaz e saudável entre as pessoas.

Esse tipo de comunicação permite que as pessoas se comuniquem de maneira respeitosa e assertiva, sem recorrer à violência verbal ou emocional. Dentro de uma empresa, a Comunicação Não-Violenta pode ser aplicada em diversas situações como:

  • Reuniões;
  • Feedbacks;
  • Resolução de conflitos;
  • Tomada de decisões.

Essa comunicação pode ajudar uma empresa de limpeza de vidraças em altura a promover um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo, diminuindo o estresse e a tensão entre os funcionários e promovendo uma comunicação mais clara e eficaz.

C

Imagem: Freepik.com

Para aplicar a Comunicação Não-Violenta dentro de uma empresa, é fundamental que as companhias sigam alguns princípios básicos.

Primeiro, é essencial incentivar os colaboradores a compartilhar os seus sentimentos e necessidades de maneira clara e direta, sem acusar ou julgar os outros. Isso ajuda em serviços como o fechamento de áreas externas com vidro ou algo semelhante.

Escutar ativamente as pessoas, tentando compreender as perspectivas e sentimentos também deve ser incentivado por parte das empresas a fim de manter o clima interno saudável.

Os colaboradores são mais autênticos e sinceros em suas comunicações, evitando o uso de linguagem manipulativa ou desleal em ambientes que promovem uma convivência saudável entre todos, e isso faz com que percebam que a empresa se importa com eles.

Portanto, quando uma oficina mecânica especializada em troca de embreagem de caminhão tenta encontrar soluções criativas e satisfatórias para todos os envolvidos em um conflito ou situação desafiadora, os colaboradores se sentem mais seguros na empresa.

Dessa forma, manter um diálogo respeitoso e evitar qualquer tipo de violência verbal ou emocional para todos os envolvidos em um negócio é parte da responsabilidade de qualquer negócio que deseje escalar suas operações.

A Comunicação Não-Violenta pode ser uma ferramenta valiosa para promover uma comunicação mais saudável e eficaz dentro de uma fabricante de portão automático pivotante e contribuir para um ambiente de trabalho mais agradável e colaborativo.

Qual a definição de CNV?

Basicamente, a Comunicação Não-Violenta é uma forma de se expressar que prioriza o fortalecimento de vínculos e a manutenção de bons relacionamentos.

A CNV acredita que toda forma de comunicação humana é projetada para demonstrar necessidades universais de maneira a serem compreendidas.

Ou seja, há uma declaração por trás de cada mensagem que é enviada, mesmo que ela seja ofuscada por gritos, ofensas, julgamentos e agressões verbais ou físicas.

No geral, essa violência é resultado da imposição da cultura dominante, o que cria um ambiente de intensa pressão por poder e competitividade em áreas como as que atuam com placa vermelha mercosul ou outros segmentos.

Diante dessa situação, na maioria das vezes, as pessoas reagem negativamente, tentando se justificar e encobrir suas deficiências, a fim de não aparentar que precisam de ajuda, ou simplesmente para tentar se mostrar superiores às outras pessoas.

Contrariando as observações feitas, percebe-se que em organizações que oferecem um treinamento Nr 01, por exemplo, existem valores, culturas e opiniões diferentes.

Nesse sentido, se os funcionários não estiverem dispostos a buscar entendimento mútuo e coordenação, a comunicação pode se tornar conflituosa, levando a um ciclo vicioso de relacionamentos ruins.

CNV no ambiente corporativo

Nas organizações e empresas, a CNV promove o reconhecimento dos indivíduos e de suas ideias sobre a supervalorização do capital e da tecnologia.

Inclusive, promove a motivação, a criatividade e a participação das equipes em um ambiente competitivo e de exigência constante, baseado na liderança humanizada.

A superação de obstáculos requer a capacidade de interagir com as pessoas, de influenciar e motivar através da discussão. Por isso, empresas que trabalham com raspagem em piso de taco de madeira sem pó podem ter resultados expressivos ao aplicar a CNV.

Não é o medo assustador ou psicologicamente indutor que inspira o melhor nas pessoas, mas sim ter a capacidade de se expressar com clareza e paixão, bem como a capacidade de ouvir atentamente os demais.

Isso pode ter um impacto significativo em situações difíceis e levar a resultados positivos para qualquer tipo de empreendimento, até mesmo um negócio que desenvolve projeto ar condicionado hospitalar.

A empatia pela organização é possível quando a gestão de pessoas é voltada para as competências humanas, incluindo suas emoções e desejos. As organizações buscam pessoas comprometidas, aderentes aos objetivos da empresa.

O objetivo é equilibrar as necessidades do indivíduo com as da corporação. Nesse caso, a empatia organizacional é uma forma diferenciada de gestão, capaz de identificar os candidatos adequados à liderança, além de antecipar conflitos e reter talentos.

É também o caminho para uma comunicação direta e abrangente no âmbito corporativo, afinal, sem interação, o colaborador corre o risco de não sair do modo automático, de não colocar energia no trabalho ou de fazê-lo apenas por obrigação.

Como a CNV impacta a produtividade nas empresas?

A Comunicação Não-Violenta pode ter um impacto positivo significativo na produtividade em uma empresa. Quando as pessoas se sentem respeitadas e ouvidas em um ambiente de trabalho, elas tendem a se sentir mais motivadas e comprometidas com o trabalho.

Além disso, a Comunicação Não-Violenta pode ajudar a promover uma cultura de trabalho mais colaborativa e construtiva, o que pode levar a soluções mais criativas e eficazes para os problemas da empresa.

A Comunicação Não-Violenta também pode ajudar a diminuir o estresse e a tensão no ambiente de trabalho, o que pode levar a um ambiente de trabalho mais saudável e agradável.

Isso pode aumentar a satisfação dos funcionários e a retenção de talentos, o que pode, por sua vez, aumentar a produtividade da empresa.

Em resumo, a Comunicação Não-Violenta pode ter um impacto positivo significativo na produtividade de uma empresa, promovendo uma cultura de trabalho mais respeitosa, colaborativa e saudável.

Como implementar uma Comunicação Não-Violenta?

Embora a comunicação seja importante nos dias de hoje, nem todos sabem como dar a direção certa para que ela seja compreendida pelo indivíduo na posição de audiência.

O fato de que os relacionamentos costumam ser questões delicadas é evidenciado pelos altos níveis de violência e micro agressões que existem nas relações entre humanos.

Vale a pena examinar que diferenças de opinião e valores são comuns nas interações humanas, razão pela qual observamos a vida social de forma tão semelhante e ao mesmo tempo tão singular.

Por se tratar de uma competência, significa que, embora as pessoas não nasçam com conhecimento superior sobre o assunto, existem alguns pilares e técnicas que podem ser utilizadas para desenvolver a CNV e aplicá-la no dia a dia.

Evitar julgamentos

A principal dica para quem quer se engajar em uma Comunicação Não-Violenta é estar atento ao julgamento e ao tom usado.

O ideal é que toda comunicação estabelecida seja acompanhada de empatia, habilidade necessária no pilar da observação que permite ao indivíduo ouvir sem julgamento.

Uma vez que o sujeito é capaz de ouvir sem julgamento, os pensamentos intrusivos são removidos, permitindo que ele filtre melhor a fala e o que ouve.

Reconhecer limites

Os limites são pontos-chave longe da violência porque agem como sinalizadores, que são essenciais nos relacionamentos.

Essas restrições sinalizam a terceiros que um assunto é delicado e causa desconforto, fatores que vão de encontro aos pilares da Comunicação Não-Violenta. Sendo assim, se a intenção é construir um bom relacionamento, deve haver um limite.

O conselho é que as pessoas expressem o desconforto de forma decisiva em uma determinada orientação, mas para isso o autoconhecimento é essencial.

Manter um tom neutro

O tom acusatório é a principal fonte de conflito entre as pessoas, aliás, sempre que houver um tom acusatório, haverá um discurso defensivo na sequência, causando a chamada “farpa”.

Para estabelecer a Comunicação Não-Violenta, o indivíduo precisa saber ouvir e falar com empatia, evitando possíveis comportamentos agressivos durante o processo de comunicação.

Considerações finais

Em suma, foi possível ver que a comunicação é um recurso crítico para que os indivíduos possam trabalhar em projetos, conectar-se com amigos e familiares e realizar as diversas etapas necessárias para a vida cotidiana.

No entanto, pode-se argumentar que a Comunicação Não-Violenta é o caminho para construir bons relacionamentos, tanto em ambientes pessoais quanto profissionais.

Esses objetivos só podem ser alcançados por meio de encontros sinérgicos entre os participantes do projeto ou outros sujeitos envolvidos nas relações humanas.

A Comunicação Não-Violenta é um recurso que permite a comunicação na direção certa, demonstrando que as conexões feitas por diferentes opiniões, valores, culturas e perspectivas são claras e abrangentes.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.