Go to the top

Benefícios do Gerenciamento de Projetos para a Transformação Digital

LoFrano / Blog, Gerenciamento de Projetos, Transformação Digital / 2 Comments

Na era da digitalização industrial, as empresas estão investindo cada vez mais em ferramentas e soluções que permitem que seus processos, máquinas, funcionários e até os próprios produtos sejam integrados em uma única rede para coleta, análise e avaliação do desenvolvimento da empresa e melhoria de desempenho, conforme aponta o artigo “The Role and Impact of Industry 4.0 and the Internet of Things on the Business Strategy of the Value Chain — The Case of Hungary”.

Outro artigo publicado no ResearchGate, “The digital transformation of innovation and entrepreneurship: Progress, challenges and key themes” mostra como as tecnologias digitais alimentam novas formas de inovação e iniciativas empresariais que atravessam as fronteiras setoriais tradicionais, abrangem redes, ecossistemas e comunidades, integram ativos digitais e não digitais e aceleram a criação, o dimensionamento e a evolução de novas tecnologias. O texto ainda indica que a digitalização pode se traduzir em ganhos de produtividade em inovação, aumento da atividade empresarial regional e ganhos econômicos e sociais mais amplos.

Pesquisas

Tendo esses estudos como base, a percepção da produtividade das novas tecnologias é influenciada, por um lado, por cálculos no nível da empresa que mostraram que os investimentos na Indústria 4.0 aumentaram claramente a produtividade dos investidores. Vale considerar a possibilidade de que o momento dos estudos possa distorcer as conclusões extraídas dos resultados. A maioria dos grandes investimentos da década de 2010 foi realizada por empresas líderes de alto desempenho e bem equipadas, com uma boa base de capital, o que significa que essas observações não podem ser generalizadas ou mesmo previstas no nível macro.

Ao mesmo tempo, também foram feitos cálculos no nível da economia nacional, incluindo a referência que, examinando 17 países, demonstram claramente os efeitos dos robôs industriais no crescimento econômico e nos ganhos de produtividade. Assim, o uso de investimentos em TI aumenta a produção, resultando em aumento de receita e lucro, além de maior qualidade e desempenho do produto por meio da introdução de novas ferramentas.

No contexto de TI, o gerenciamento de projetos atua como um mecanismo de alinhamento entre tecnologia, organização e pessoas, a fim de alcançar o resultado da adoção organizacional. Este alinhamento é realizado por meio do planejamento, coordenação e controle de atividades complexas e diversas.

Logo, o gerenciamento de projetos é visto como uma competência crítica para o engajamento entre tomadores de decisão de TI e não de TI. Desse modo, de acordo com Philipp Barthel e Thomas Hess, a expectativa é de que as metodologias de gerenciamento de projetos bem-sucedidas tenham etapas de processo bem definidas, entregas claras e métricas para análises de portais.

A perspectiva de alinhamento do projeto descreve até que ponto as entregas são consistentes com os objetivos estabelecidos, pois foram moldadas pela estratégia da organização. Isso está intimamente ligado à integração de projetos de TI. A premissa prevalece de que o projeto de TI e a organização/negócio são dois fluxos distintos. Geralmente após a sua conclusão, o projeto deve ser integrado à organização, para se tornar efetivo. Segundo os autores, diferentes abordagens e padrões podem ser observados para esse processo de integração.

Conclusão

Neste contexto, os profissionais atuantes no gerenciamento de projetos devem ter em mente que a promoção da cultura digital no ambiente de trabalho capacita as pessoas a fornecer resultados e soluções mais rapidamente, atraindo e retendo melhores talentos. Dessa forma, uma organização que ignora a revolução digital corre o risco de se tornar estagnada e não apresentar diferenciais que agregam valores essenciais aos seus produtos e serviços. A cultura digital incentiva os funcionários a olhar para o exterior e a se envolver com clientes e parceiros para desenvolver novas soluções.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.