Go to the top

Como recuperar a conta de uma rede social roubada ou hackeada?

LoFrano / Blog, Dicas, Phishing, Segurança da Informação / 0 Comments

Ter um perfil em uma rede social é algo comum na vida da maioria das pessoas, afinal são plataformas divertidas, que permitem a comunicação com amigos, familiares, empresas e facilita até mesmo as compras.

A internet mudou muito depois que esses canais chegaram e até mesmo a rotina dos usuários, só que, infelizmente, são muitos casos de perfis roubados ou hackeados, e isso traz muita preocupação para os internautas.

Geralmente, os perfis são hackeados para aplicar golpes em outras pessoas, trazendo muita dor de cabeça para o dono do perfil. Isso porque a imagem da pessoa fica exposta, assim como sua privacidade.

Quando o usuário tem seu perfil roubado, o criminoso tem acesso às publicações e conversas com outros contatos. Também existem muitos casos em que os proprietários são chantageados pelos criminosos.

Mesmo dispondo de muitos recursos para manter a segurança, muitas pessoas não os utilizam e ficam mais suscetíveis a esse problema.

Para ajudar os usuários a protegerem suas contas nas redes sociais, esse artigo vai explicar quais são os riscos de ter uma rede social hackeada, mostrar algumas dicas de cuidados e como recuperar uma conta roubada.

Conta hackeada

Imagem: Freepik.com

Riscos de ter uma rede social hackeada

Infelizmente, nem todas as pessoas utilizam as redes sociais para a finalidade certa, que é se conectar com outros usuários. Isso faz com que o ambiente online se torne propício a delitos virtuais.

É um erro acreditar que a internet é livre de leis e regras, pois, desde 2014, com o Marco Civil da Internet, surgiram leis que determinam os direitos e deveres do internauta.

Assim como as pessoas, uma empresa de aluguel de endereço comercial tem seus direitos garantidos porque a lei prevê punições para quem comete crimes virtuais e elas são amparadas pelo Código Penal e Código Civil.

Muitos crimes cometidos na internet já foram cometidos na vida real, a diferença é que na internet é muito mais fácil se esconder. Também existem usuários que utilizam perfis reais, mas desconhecem a legislação e acreditam que os atos passarão impunes.

Quem sofre algum tipo de ataque nas redes sociais pode fazer denúncias, mas nem todos sabem que estão sendo vítimas de algum crime. E entre os principais tipos estão:

  • Injúria;
  • Difamação;
  • Calúnia;
  • Ameaça;
  • Falsidade ideológica.

As redes sociais são dominantes no mundo virtual, mas é um erro acreditar que são simples locais para publicar fotos e conteúdos. O excesso de exposição, como mostrar fotos da rotina e expor tudo o que gosta, é muito comum.

Só que esse comportamento pode trazer muitos problemas para a vida real, depois existe uma grande quantidade de crimes sendo cometidos por conta das informações obtidas por meio das publicações das vítimas nos perfis.

Uma empresa de terceirização de serviços gerais usa as redes sociais para falar sobre seus serviços e atrair clientes, já os usuários comuns, podem falar um pouco sobre assuntos de seu interesse, mas sempre de maneira moderada.

A exposição em excesso abre espaço para criminosos tenham acesso à dicas sobre o indivíduo e eles podem usar essas informações para prejudicar a pessoa.

Mas além dos riscos criminosos, as redes sociais também podem ser prejudiciais para a saúde, pois a dependência excessiva pode causar problemas como ansiedade e depressão.

Cuidados nas redes sociais

Tendo em vista as informações do tópico anterior, é importante que os usuários conheçam alguns cuidados na hora de utilizar as redes sociais.

É importante estar atento ao que se publica sobre a própria vida, pois algumas pessoas se expõem demais, postando fotos de sua casa, viagens e pertences. Publicar uma foto em uma viagem em tempo real é um grande erro.

Também não se pode acreditar em tudo o que se vê, porque existem muitas notícias falsas, principalmente sobre política, e até mesmo indivíduos mal intencionados que criam mil histórias para envolver a pessoa.

Clicar no anúncio de uma empresa de cabine primária alta tensão é seguro, mas existem alguns links que devem ser evitados, principalmente de perfis desconhecidos, porque eles podem danificar os arquivos e o próprio computador.

Não se pode colocar muitas informações nas fotos postadas, como o local, eventos que estão acontecendo, nomes das pessoas, entre outras questões que podem colocar em risco a segurança da família.

Algo que nunca deve ser exposto são informações financeiras e compras de bens, pois é um convite para indivíduos mal intencionados.

Até mesmo um simples comentário dizendo que foi ao banco e pegou uma fila enorme é uma informação valiosa para quem quer agir.

As pessoas não devem publicar fotos do carro novo na garagem, de uma televisão nova, entre outras aquisições porque são verdadeiros chamariz.

Assim como uma empresa de licenciamento ambiental lava rápido pode e deve usar as redes sociais para divulgar seus serviços em massa, os usuários também podem fazer convites para várias pessoas ao mesmo tempo.

No entanto, o ideal é apenas avisar essas pessoas sobre o evento e entrar em contato de maneira privada para divulgar o local, tanto é que existem aplicativos para promover eventos privados que somente os convidados podem participar.

Por fim, expor tudo o que pensa e falar de pessoas nas redes sociais pode ofender alguém e a maneira como isso é interpretado pelo outro pode gerar crimes de injúria e difamação.

Se o usuário tem um problema pessoal com alguém, deve conversar com essa pessoa pessoalmente ou de maneira privada para evitar um crime sem se dar conta.

Como recuperar uma conta roubada

Infelizmente, muitas pessoas têm suas contas roubadas todos os dias nas redes sociais. É legal compartilhar com os amigos as novidades, como alguém que colocou um piercing de pressão nariz septo, mas todo cuidado é pouco.

Como falado anteriormente, o excesso de exposição é extremamente prejudicial e pode trazer problemas para as contas. Entretanto, em muitos casos, é possível recuperar, e algumas formas de fazer isso são:

Verificar o computador por malware

A maioria dos hackers tem acesso às senhas por meio de malware, por isso, o ideal é usar uma verificação completa de vírus no computador para remover programas e arquivos prejudiciais.

O usuário deve reiniciar seu computador e executar a verificação várias vezes para se certificar de que está seguro, isso porque alterar as senhas sem limpar o sistema pode não bloquear os hackers e as contas.

Ativar a verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é um recurso oferecido pelas redes sociais e outras contas da internet, como o Gmail.

É uma proteção que adiciona uma camada extra de segurança para a conta e dificulta muito o roubo de perfis.

O recurso é muito usado por empresas, como um fabricante de aquecedor orbis 8 litros, mas é totalmente acessível para os usuários comuns.

Ele envia um código especial para o telefone quando as configurações da conta são alteradas e o proprietário do perfil se conscientiza de que existe alguém tentando acessar a conta.

Avisar amigos e familiares

A maioria das pessoas vão perceber que o usuário não estava enviando convites para comprar produtos e serviços milagrosos, mas ainda assim é importante verificar se eles receberam alguma coisa.

Amigos e familiares precisam ficar sabendo que o perfil foi hackeado, principalmente quando o criminoso está fazendo solicitações em dinheiro. Isso é ainda mais importante se o hack é resultado de malware ou links maliciosos.

Entrar em contato com a plataforma

Assim como uma pessoa pode contratar diarista pelas redes sociais, também pode entrar em contato com as plataformas para recuperar o controle de sua conta.

É muito fácil acessar o suporte pela internet ou telefone e com alguns procedimentos o usuário consegue recuperar sua conta.

Redefinir as senhas

Se a senha comprometida também é usada em outros sites, deve ser alterada. É importante usar a senha mais forte possível, com 10 caracteres, usando letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números.

Revogar permissões de aplicativos de terceiros

As pessoas utilizam muitos aplicativos no celular para comprar produtos e serviços, como espelho iluminado sob medida. Também usam aplicativos de bancos para pagar as contas e controlar o próprio dinheiro.

No entanto, é interessante fazer uma varredura e remover todos os aplicativos que não utiliza, pois muitos usuários autorizam o uso de suas informações por meio deles, mas se forem violados, podem trazer muitos problemas.

Considerações finais

As redes sociais são ótimos espaços para interagir, se informar, conversar com amigos, ficar por dentro de novidades e até mesmo para fazer compras, mas todo cuidado é pouco na hora de utilizá-las.

É necessário saber como se comportar nessas plataformas para não se tornar alvo de criminosos que roubam as contas para cometer diversos tipos de crime. Assim, o usuário mantém suas informações protegidas e evita muitos problemas.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.