Go to the top

Conheça 4 sites que possuem inteligência artificial

LoFrano / Blog, Inteligência Artificial / 1 Comment

A inteligência artificial está em praticamente tudo hoje em dia, visto que esse recurso tecnológico facilita muitas coisas para as pessoas e as empresas. Ela é utilizada até mesmo no smartphone.

Por exemplo, os usuários do WhatsApp contam com inteligência artificial do preenchimento automático dos textos, da mesma forma, as plataformas de streaming utilizam essa tecnologia para sugerir filmes e séries em seu catálogo.

São aplicativos que analisam os hábitos de consumo dos usuários para sugerir o que devem escrever e assistir. A mesma situação se aplica às lojas virtuais, que sugerem produtos e serviços, tendo como base o que o consumidor comprou anteriormente.

O Google também se baseia nas pesquisas realizadas pelos usuários anteriormente para sugerir conteúdos em novas pesquisas. As empresas, por sua vez, podem usar a inteligência artificial no atendimento ao cliente e em outros processos internos.

Também existem muitos sites que usam a inteligência artificial para melhorar ainda mais a experiência do usuário e entregar valor no dia a dia. A tendência é que ela esteja cada vez mais presente no cotidiano da sociedade.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é inteligência artificial, quais são seus tipos, mostrar os sites que utilizam esse recurso e falar um pouco sobre as vantagens dessa tecnologia.

Entendendo o que é uma inteligência artificial

Inteligência artificial são sistemas ou máquinas que imitam a inteligência humana para executar tarefas, podendo se aprimorar de maneira iterativa, tendo como base informações coletadas previamente.

Um exemplo clássico da inteligência artificial são os chatbots, capazes de entender os problemas dos clientes e fornecer respostas eficientes.

Também existem os assistentes inteligentes que usam esse recurso para analisar as informações críticas de uma grande quantidade de dados de texto livre e assim melhorar a programação.

Uma empresa de isolamento acústico para exaustores pode usar a inteligência artificial para atender seus clientes com mais facilidade.

Mas também existem os mecanismos de recomendação que fazem isso automaticamente para programas de TV, tendo como base o que os usuários assistiram anteriormente.

É uma tecnologia que está relacionada ao processo e capacidade de pensamento e análise de dados do que qualquer outro formato existente.

Embora a inteligência artificial seja associada a imagens de robôs que se parecem com homens e possuem um alto funcionamento, sua intenção não é substituir os seres humanos.

Na verdade, ela foi desenvolvida para melhorar as habilidades e contribuições humanas, tornando-se um ativo de negócios muito importante.

Inteligência Artificial

Imagem: Freepik.com

Os diferentes tipos de inteligência artificial

Para compreender um pouco mais sobre o tema, é interessante conhecer os diferentes tipos de inteligência artificial. São eles:

Inteligência artificial limitada

Esse tipo é conhecido como inteligência artificial fraca, sendo capaz de armazenar uma grande quantidade de dados e realizar tarefas complexas, mas sempre focada no que foi programado.

Um fabricante de GPS portátil para carros pode utilizá-la para realizar cálculos complexos rapidamente. Além disso, possui dois subtipos, sendo máquinas reativas e memória limitada.

Inteligência artificial geral

É conhecida como inteligência artificial forte ou nível humano, uma vez que é capaz de realizar tarefas parecidas com aquelas que são feitas pelas pessoas.

O recurso aprende por meio de machine learning, podendo compreender e reagir a estímulos diferentes. 

Trata-se de um modelo que costuma ser aplicado a tarefas que não são executadas pela inteligência artificial limitada, mas que ainda não alcançaram o nível humano.

Em suas subcategorias estão as máquinas cientes que conseguem compreender estímulos, e as máquinas autoconscientes que se reconhecem e compreendem estímulos externos.

Superinteligência

Por fim, o terceiro tipo de inteligência artificial é a superinteligência, a única que consegue fazer suposições para o futuro e está em fase de estudos.

Acredita-se que será superior a inteligência humana, podendo tomar decisões e armazenar dados. Muitos também pressupõem que a superinteligência será mais abrangente, até que seja capaz de realizar tarefas impossíveis aos humanos.

Um fabricante de mesa com cadeira acoplada para refeitório ainda não pode usar esse recurso porque ainda está em fase de estudos, mas muitos especialistas acreditam que vai revolucionar a maneira como a sociedade entende o mundo.

Sites com inteligência artificial

Existem diversos sites que utilizam a inteligência artificial para oferecer uma experiência memorável para os usuários, e dentre os que mais se destacam e são:

Magic Eraser

Esse site é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para apagar elementos em uma foto. O usuário só precisa fazer o upload da imagem e excluir os itens que deseja, independentemente do que for.

Ele é muito mais prático e fácil do que o Photoshop, funcionando bem com elementos maiores porque é capaz de apagar a luz por completo, sem comprometer o restante da fotografia.

Thing Translator

Um fabricante de bomba hidráulica de alta pressão pode utilizar o Thing Translator para nomear e traduzir objetos, precisando apenas usar a câmera do celular ou do computador.

Inteligência artificial presente na plataforma fotografa o objeto posicionado, informando o nome do elemento em questão em diferentes línguas.

Além de uma resposta principal, ele também traz outras opções de resultados, caso tenha feito a identificação corretamente. A tradução é feita no inglês para outros 9 idiomas, sendo:

  • Francês;
  • Alemão;
  • Italiano;
  • Chinês;
  • Japonês;
  • Coreano;
  • Híndi;
  • Holandês.

O recurso é gratuito e só exige que o navegador tenha acesso à câmera, algo que pode ser feito por meio de um smartphone ou notebook.

Namelix

Esta plataforma pode ser usada pelas pessoas para criar um nome do zero para as empresas, e por meio da inteligência artificial, consegue absorver palavras-chave digitadas pelo usuário, mas elas precisam estar em inglês para criar a marca.

Um futuro fabricante de caldeiraria universal pode encontrar nomes em inglês, frases curtas, palavras compostas e até nomes com digitação alternativa.

Depois de digitar as palavras que caracterizam a empresa, o usuário pode selecionar o nível de aleatoriedade dos resultados, entre 8 opções. Depois, o site vai oferecer uma série de opções, explicando por que os nomes fazem sentido para o negócio.

Talk to Books

Nessa plataforma projetada pelo Google, existe um sistema de pesquisa onde o usuário pode conversar com livros.

Basta digitar uma frase ou pergunta e a inteligência artificial vai procurar expressões em mais de 100 mil obras para encontrar o trecho que se encaixa como uma resposta.

Pelo fato de existirem livros em diversas línguas, é possível fazer pesquisas em português e para as respostas, a inteligência artificial não se prende aos livros que tratam do assunto pesquisado, selecionando diversas frases que fazem sentido.

Vantagens da inteligência artificial

Negócios dos mais variados setores, como um fabricante de injeção eletrônica multiponto, podem investir em recursos com inteligência artificial por conta de suas vantagens.

Uma delas é a redução de falhas, visto que os processos operacionais de muitas companhias precisam aumentar sua produtividade para entregar bons resultados, principalmente quando se trata de organizações que atuam no segmento B2B.

São negócios que podem usar a inteligência artificial para obter vantagens competitivas, reduzir falhas e retrabalhos no processo produtivo e tornar as tarefas repetitivas mais eficientes.

Outra vantagem indiscutível é a otimização de processos e a possibilidade de trazer mais eficiência para a solução de problemas.

No dia a dia, uma empresa de aluguel de escritório compartilhado pode se deparar com diversas situações que a inteligência artificial pode ajudar a solucionar, sempre de maneira rápida e com dados precisos.

Mais do que utilizar processos e reduzir falhas e trabalhos repetitivos, o recurso também auxilia nas tomadas de decisão, fazendo com que sejam mais assertivas, afinal, as decisões são embasadas por dados concretos.

Tudo o que a empresa for fazer vai contar com uma tecnologia que levanta informações importantes para que possa direcioná-la.

Por fim, outra vantagem que não pode deixar de ser mencionada é o aumento na satisfação do cliente, uma vez que a inteligência artificial melhora muito o atendimento.

Para manter um setor de atendimento ao cliente capaz de responder às demandas 24 horas por dia, a organização gastaria muito para manter atendentes humanos, mas a inteligência artificial ajuda nesse sentido.

Por meio dela, uma empresa de locação de maquina de lavar piso pode disponibilizar chatbots que conversam com os usuários a qualquer horário do dia ou da noite, respondendo questões mais simples.

Os atendentes humanos, por sua vez, ficam responsáveis por demandas mais complexas e que exigem tratamento estratégico.

Considerações finais

A inteligência artificial está trazendo muitas mudanças para o mundo e o modo como pessoas e empresas vivenciam o dia a dia e suas tarefas.

Ela traz muitas facilidades para o cotidiano, vantagem competitiva para os negócios e modernidade para as pessoas que precisam fazer muitas coisas durante o dia, de maneira prática e simples.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.