Go to the top

Por que o VPN tem se tornado parte dos planos de continuidade de muitas empresas nos últimos tempos?

LoFrano / Blog, Privacidade, Segurança da Informação / 0 Comments

Com o aumento dos ataques cibernéticos, a segurança da informação vem se tornando uma preocupação cada vez mais constante para as empresas do mundo inteiro. Um exemplo disso é recentes ataques hackers sofridos por uma multinacional brasileira, que resultou no pagamento de um resgate em Bitcoin de milhões de dólares aos criminosos para que a empresa pudesse retomar o controle do sistema.

Lamentavelmente, tanto a freqüência quanto a sofisticação desses ataques têm aumentado. Estudos internacionais mostram que o Brasil viu um aumento de 37% nos ciberataques durante o terceiro trimestre de 2022 em comparação com a mesma época do ano passado. Com um aumento de 32%, a América do Sul estava entre as regiões mais adversamente afetadas.

Para resguardar a integridade dos dados e informações de suas empresas e evitar ficar na mira de ataques, muitas organizações estão adotando medidas de segurança, como a utilização de VPN. O Virtual Private Network é uma ferramenta que permite aos usuários se conectarem a uma rede privada de forma segura na internet, criptografando os dados em trânsito sejam eles imagens ou textos e assim evitando vazamento de informações e ataques cibernéticos.

VPN

Imagem: pixabay.com

As vantagens do uso de rede privada para empresas

Com o uso de vpn, as empresas podem criar uma conexão segura entre os funcionários e sua rede privada até perante novas modalidades de jornada como o trabalho remoto. Isso significa que, mesmo que os usuários estejam conectados em redes Wi-Fi públicas e potencialmente inseguras, suas informações estarão protegidas.

Além disso, o vpn também pode ajudar as empresas a garantir conformidade com as regulamentações de segurança, isso significa cumprir com a política de dados interna e honra os padrões estabelecidos pela indústria. É comum exigir transferência de informações criptografadas, com esse recurso, há garantia de que informações sensíveis estão sendo transmitidos corretamente e seguindo os padrões de segurança.

Outra vantagem é que pode ajudar as instituições a reduzirem os custos no orçamento de rede. Assim, é possível que empresas conectem suas equipes de trabalho a uma rede privada sem precisar investir em infraestrutura de rede adicional. Isso garante a expansão do negócio a um baixo custo e ainda favorece a força de trabalho remota.

O que mais é importante saber?

Mais do que a segurança dos dados e da prevenção contra ciberataques, o uso de uma rede privada também contribui para a continuidade dos serviços prestados. Uma vez que em caso de desastres naturais, como enchentes ou terremotos, que podem danificar equipamentos e estruturas físicas de rede as empresas podem continuar operando remotamente.

Além dos dispositivos de segurança as empresas também devem capacitar os funcionários com boas práticas quanto ao uso das redes, como mudar senhas frequentemente, não fazer download de arquivos desconhecidos e manter notebooks e celulares atualizados, assim qualquer potencial ação criminosa vinda de diferentes meios é contida.

Em resumo, o uso de vpn é cada vez mais comum em empresas e instituições de todos os tamanhos e setores. Com a crescente ameaça de ataques cibernéticos a ferramenta se mostrou é essencial para garantir a segurança da informação assim como evitar danos financeiros e a reputação da empresa.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.