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Gerenciamento da qualidade de TI

LoFrano / Blog, Gerenciamento de Projetos, Gestão em TI, Planejamento Estratégico / 0 Comments

Você provavelmente já ouviu falar sobre gestão da qualidade, mas de fato, sabe explicar o que é? O gerenciamento de qualidade baseia-se no ato de monitorar diferentes tarefas e atividades dentro de uma empresa, garantindo assim, que os serviços e/ou produtos oferecidos sejam realizados de forma coerente.

Sempre que falamos de empresas por aqui e percebemos que a área de TI determina cada vez mais quais caminhos seguir. E neste caso não é diferente: um gerenciamento na área de Tecnologia da Informação feito de forma correta pode definir com mais precisão quais estratégias podem ser implantadas, visando a melhoria contínua do desempenho desta e de outras áreas.

O gerenciamento de qualidade é embasado em alguns pilares e vamos falar neste texto sobre quatro componentes principais:

  • Planejamento de Qualidade: é aqui que definimos quais os padrões de qualidade são importantes para o projeto em questão. Neste momento, também é necessário decidir como atender a esses padrões.
  • Melhoria da Qualidade: esta fase ocorre quando há necessidade de uma mudança dentro do processo. Esta modificação – intencional – visa melhorar a credibilidade dos resultados.
  • Controle de Qualidade: esta etapa reforça a qualidade do serviço prestado. Para todo projeto, é necessário que haja um esforço ininterrupto para manter a integridade de um processo para obtenção de um bom resultado.
  •  Garantia de Qualidade: afinal, qual empresa não preza por esse pilar? Aqui, realizamos ações planejadas ou ordenadas para oferecer credibilidade satisfatória para que um determinado serviço e/ou produto atenda aos requisitos especificados.

Trabalho em conjunto

Muitos podem não compreender qual é o real objetivo da gestão da qualidade e por isso ai vai uma breve explicação: o gerenciamento de qualidade de TI objetiva garantir que todas as partes interessadas da organização andem juntas para melhorar os serviços, produtos e processos, alcançando assim em equipe sucesso a longo prazo (satisfação do cliente).

E não e só isso, trabalhar esse quesito é sustentar a otimização da rotina de uma companhia facilitando assim o fluxo de trabalho.

Esse processo compreende vários preceitos desenvolvidos por uma equipe, sempre objetivando ter a certeza de que sua produção (ou serviço) esteja dentro dos padrões exigidos.

Outros princípios

O Padrão Internacional para a Gestão da Qualidade adota vários princípios e os utilizados para orientar os processos de uma organização rumo a um melhor desempenho são: liderança, foco no cliente, abordagem do processo, envolvimento de pessoas, tomada de decisão baseada em evidências, melhoria contínua e gestão de relacionamento.

Deu para compreender que a mudança no setor de TI vai além do que estávamos acostumados a saber? Agora, a posição desse segmento é muito mais estratégica do que operacional.

Estratégia essa que vai além do papel ou dos arquivos do computador. É preciso ainda manter um canal de comunicação onde as ideias dos colaboradores sejam compartilhadas e, quando possível adotadas. Desta forma, os funcionários perceberão que suas ideias são relevantes, e é aí que está o segredo para uma gestão de qualidade: trabalhar ativamente com pessoas, processos e tecnologia.

Como você pode perceber, este é apenas um trecho do longo caminho a ser percorrido para estar sempre à frente da de outras organizações.

A tecnologia não é inicio nem o fim, mas o caminho.

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