Go to the top

SAP – A primeira impressão é a que fica

LoFrano / Blog, ERP, SAP, Tecnologia, Tecnologia da Informação / 0 Comments

SAP, Sabe quando você olha para uma marca que carrega negócios e tecnologia e se identifica?

Pois é, eu sempre olhei para aquela bandeirinha azul em grandes projetos e ficava olhando por alguns segundos como se aquela imagem estivesse me dizendo alguma coisa.

Foi assim que fui em busca da história da gigante SAP, empresa que eu já estive presente tanto na operação quanto na implantação de seus recursos incríveis.

SAP

O Início

A SAP iniciou em 1972 uma jornada de melhorias para os negócios levando tecnologia com cinco empresários na Alemanha, onde começaram uma empresa com um cliente e alguns funcionários, com o objetivo não só de modificar o mundo da Tecnologia da Informação, como também de remodelar a forma de fazer negócios.

Os empresários do começo do texto deram o nome da empresa de SAP (Systemanalyse und Programmentwicklung), que significa Análise do Sistema e Desenvolvimento do Programa. Eles passaram muitas noites e finais de semana trabalhando arduamente para criar um Software de aplicação padrão para processamento de dados em tempo real.

Durante o primeiro ano de negócios foram empregadas nove pessoas e posteriormente a empresa que tinha sede em Weinheim na Alemanha, abriu um escritório próximo à Mannheim. Na carteira dos primeiros clientes estavam indústrias químicas imperiais.

O software começa a rodar em novas empresas como a farmacêutica Knoll em Ludwigshafen e a de tabaco Rothändle em Lahr e em apenas dois anos, apresenta uma lista com cerca de 40 grandes clientes.

Nos anos seguintes, a marca ganha ainda mais destaque em 1976, foi fundada a empresa de responsabilidade limitada SAP GmbH Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung (Sistemas, Aplicativos e Produtos em Informática), uma subsidiária de vendas e suporte. Depois de cinco anos, a colaboração privada é dissolvida e seus direitos são passados para a SAP GmbH.

Expansão

Os negócios começam a fluir por caminhos que ultrapassaram os limites da Alemanha, e na Áustria, duas empresas iniciam a implementação do software. Na França, é o fabricante de equipamentos agrícolas John Deere que demonstra a viabilidade internacional da empresa.

Com isso, a empresa também se aperfeiçoa e inicia um projeto de implementação correspondente em uma empresa-piloto.

No ano de 1980, a empresa foi consolidada com sua primeira instalação em Max-Planck-Strasse no parque industrial de Walldorf.

Progresso

Atualmente a SAP é o maior provedor do mundo de software de aplicação empresarial que atua nos setores de Energia e Recursos Naturais, Serviços Financeiros, Setores de Bens de Consumo, Indústrias de Produção Discreta, Setores de Serviço e Serviços Públicos.

O objetivo dessa empresa que está no centro da atual revolução tecnológica, é auxiliar as organizações a enfrentarem os efeitos da complexidade tornando o negócio mais inteligente, além de alcançarem oportunidades de inovações para se manterem à frente da concorrência.

Tecnologia

Tecnologia emblemática e inovações de produtos são algumas das armas escolhidas pela alemã para dobrar o tamanho das vendas e dos negócios nos próximos anos. E a novidade que foi revelada à Reuters, agência de notícias britânica, é o impulsionamento do CRM, um software para gestão de relacionamento com cliente.

Observando toda a história, foi onde conclui que minha impressão inicial sobre a SAP era o mais puro feeling de um fã da alta tecnologia criada para os melhores negócios.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.